sábado, 26 de novembro de 2011

O DESAFIO MISSIONÁRIO NA FRANÇA

Na última quinta e sexta-feira (24 2e 25/11) estive na França, em São João de Bournay (próximo a Lyon), paróquia pertencente à diocese de Grenoble. Nestes dias estive hospedado na casa da senhora Solange Bonevie, na vila de Châtonnay, cidade natal do nosso Fundador, o Pe. João Berthier. O objetivo da visita foi coordenar o processo de avaliação da Comunidade Internacional Pe. Berthier, cujo lançamento aconteceu em outubro de 2007.
Esta Comunidade missionária e interprovincial foi constituída com quatro objetivos convergentes: manter viva a memória do Pe. Berthier na região do seu nascimento; evangelizar mediante o testemunho de vida fraterna e intercultural; desenvolver os apostolados prioritários da Congregação; auxiliar a diocese de Grenoble e a Província MSF da França em suas necessidades.
Paulo, Mauricio, René e Yulius
Atualmente, a Comunidade pertence canonicamente à Província Francesa e é formada por quatro coirmãos: Pe. René Chatain (França); Pe. Paulo Gorecki (Polônia); Pe. Maurice Ramanandraibe (Madagascar); e Pe. Yulius Edyanto (Indonésia).
Todos residem juntos na sede de São João de Bournay, mas apenas dois coirmãos animam a Paróquia local (formada por uma rede de 23 comunidades, todas ex-paróquias): um trabalha no setor de juventude da Paróquia de Vienne (há 20 km de São João de Bournay) e um terceiro atua como vigrio paroquial em Valèe, próximo a Vienne.
A missão pastoral na França é um enorme desafio. A população sofreu um radical e longo processo de  secularização e laicização. Talvez a ação pastoral não possa nem mesmo ser definida como re-evangelização: é preciso partir do zero, do primeiro anúncio, especialmente quando se trata de crianças, jovens e pessoas de meia idade.
Itacir msf

Nenhum comentário: