domingo, 27 de novembro de 2011

O LAICATO NA IGREJA: UM DESAFIO SEMPRE ATUAL!

Imagem de N. S. Aparecida,
na Capela do Colégio Pio Brasileiro

Hoje, dia 27 de novembro de 2011, convocados pela coordenação dos/as religiosos/as brasileiros/as em Roma, um grupo de 60 religiosos/as e leigos/as de vários países, especialmente do Brasil e de alguns países da América Latina, se reuniu para refletir e partilhar experiências e expectativas sobre o Vaticano II e a missão do laicato na Igreja e na sociedade. Colaboraram na reflexão o sociólogo peruano Juan Valenzuela (Universidade Gregoriana) e o brasileiro Silvonei José (radialista da Rádio Vaticana).
O doutor Juan Valenzuela lembrou que, no dinamismo do Vaticano II, a Igreja da América Latina mudou completamente. A valorização dos/as leigos/as e o apoio ao seu apostolado são méritos deste Concílio, mas, infelizmente estamos assistindo hoje a um doloroso fechamento. O povo latino-americano tem sede de mistério e de justiça, e só os leigos e leigas podem ajudar a saciar minimamente estas sedes.
O comunicador Silvonei José disse que os homens e mulheres de hoje só podem encontrar Deus se encontrarem pessoas concretas que o testemunham. O caminho para Deus passa pelas pessoas que o encontraram.  A missão da Igreja não pode ser vista apenas como celebração e sacramentos, e aos leigos cabe de atuar como fermento do Evangelho do Reino de Deus no coração do mundo.
Vejamos o que dizem alguns textos do Decreto Conciliar Apostolicam Actuositatem, sobre o apostolado dos leigos, publicada por Paulo VI, em nome do Concílio, no dia 18 de novembro de 1965.
“Existe na Igreja diversidade de funções, mas unidade de missão. Aos Apóstolos e seus sucessores, confiou Cristo a missão de ensinar, santificar e governar em seu nome e com o seu poder. Mas os leigos, dado que são participantes do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo, têm um papel próprio a desempenhar na missão do inteiro Povo de Deus, na Igreja e no mundo. Exercem, com efeito, apostolado com a sua ação para evangelizar e santificar os homens e para impregnar e aperfeiçoar a ordem temporal com o espírito do Evangelho” (§ 2).
“Os leigos exercem o seu apostolado multiforme tanto na Igreja como no mundo. Em ambos os planos se abrem vários campos de atividade apostólica de que queremos aqui lembrar os principais: as comunidades eclesiais, a família, a juventude, o meio social, as ordens nacional e internacional. E como hoje a mulher tem cada vez mais parte activa em toda a vida social, é da maior importância que ela tome uma participação mais ampla também nos vários campos do apostolado da Igreja” (§ 9).
“O apostolado no meio social, isto é, o empenho em informar de espírito cristão a mentalidade e os costumes, as leis e estruturas da comunidade em que se vive, são incumbência e encargo de tal modo próprios dos leigos que nunca poderão ser plenamente desempenhados por outros” (§ 13).
Um imenso campo de apostolado se abre na ordem nacional e internacional, em que são sobretudo os leigos os administradores da sabedoria cristã. Os católicos sintam-se obrigados a promover o bem comum na dedicação à pátria e no fiel cumprimento dos deveres civis, e façam valer o peso da sua opinião de modo a que o poder civil se exerça com justiça e as leis correspondam aos preceitos morais e ao bem comum” (§ 13).
“Empenhem-se os católicos em cooperar, com todos os homens de boa vontade, para promover tudo o que é verdadeiro, tudo o que é justo, tudo o que é santo, tudo o que é digno de ser amado (cfr. Fil. 4,8). Dialoguem com eles, indo ao seu encontro com prudência e bondade. E investiguem em conjunto o modo de organizar as instituições sociais e públicas segundo o espírito do Evangelho” (§ 14). “Os valores humanos comuns pedem com frequência uma cooperação semelhante dos cristãos, que procuram fins apostólicos, com outros que, embora não professem a religião cristã, reconhecem, contudo, esses valores” (§ 27).
Tem plena razão o professor Silvonei José quando afirma, referindo-se à missão dos leigos e leigas, que o Concílio Vaticano II ainda não foi assimilado ou digerido. Talvez seja ainda pior: por parte de alguns setores leigos e hierárquicos, o Vaticano II está sendo simplesmente vomitado.
Itacir msf

Nenhum comentário: