quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A presidente da CRB em visita a Roma

Ir. Marian Ambrosio IDP

Hoje não fui ao Simpósio sobre ao futuro da vida religiosa. Em vez disso, participei do encontro mensal dos/as Religiosos/as Brasileiros/as de Roma. Desta vez, tivemos a satisfação de ter entre nós a Ir. Marian Ambrósio IDP, presidente da Conferência dos/as Religiosos/as do Brasil. Ela está em visita à Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e reservou parte do seu precioso tempo para um encontro conosco.
Ir. Marian animou a todos/as com seu jeito descontraído, seu pensamento  intuitivo, sua espiritualidade profunda e sua visão clara sobre a vida religiosa no Brasil e os projetos que a Conferência está colocando em ação. E começou dizendo que veio Roma para dialogar com a hierarquia da Igreja, e está sentindo, por parte da Santa Sé, vivo interesse pela vida religiosa no Brasil.
Religiosos/as brasileiros/as presentes
A nossa presidente falou dos três projetos que a CRB do Brasil está levando para frente com muito ânimo e ardor: a) aprofundamento do sentido e das exigências da vida consagrada nos tempos atuais, (especialmente através de um Seminário para Superiores/as Maiores, em fevereiro de 2012); b) artitulação e complementaridade entre vida religiosa inserida e vida religiosa missionária (mediante o Fórum Sócio-Missionário, em setembro de 2012); c) requisitos e passos para a passagem dos projetos intercongregacionais para comunidades intercongregacionais.
Religiosos/as brasileiros/as presentes
Por último, provocada pelo interesse dos/as religiosos/as presentes, Ir. Marian falou brevemente sobre as novas comunidades de vida religiosa no Brasil. Para nossa satisfação, este desafio vem sendo enfrentado com prudência, coragem e sabedoria pela CRB. Até porque o próprio número de novas comunidades de consagração chama muito a atenção: são 625 diferentes comunidades, enquanto que as Congregações/Províncias clássicas afiliadas à CRB são apenas 519!
Itacir msf

Nenhum comentário: