quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Testemunho missionário


 “Nunca seremos os/as mesmos/as depois de transitar pelas fronteiras...”
Queridas Irmãs e Irmãos na itinerância do Reino,
Escrevemos esta partilha com o coração pulsando de alegria, gratidão e, sobretudo, com os apelos  que Deus  nos tem feito e  sempre  seguirá fazendo. Nosso  ‘tapiri’ está  derramando de notícias para compartilhar e, sobretudo, de energias  boas,  fruto de vários encontros que a Missão tem nos proporcionado.
Gostaria de iniciar com a chegada de Rosangela Sílvia, que há um mês está  entre nós. Ouçamos  ela mesma  contar suas impressões: “Primeiro preciso tirar as sandálias porque este novo chão que piso também é sagrado e merece todo respeito, amor e reverência! Em seguida, expressar minha alegria pela oportunidade  de participar do projeto de Jesus Salvador nesta missão de fronteira, onde somos chamadas a ser presença de esperança à luz do Evangelho em parceria com tantos missionários/as. Agradeço todas as manifestações de carinho e fraternidade  manifestadas no envio, assim como a calorosa acolhida a esta realidade que me recebe para somar forças”.
“Benvinda aquela que vem em nome do Senhor!”
Pudemos adentrar mais um pouco nesta complexa realidade da Igreja da Amazônia. Nos dias  17 a 19 de agosto participamos da Assembléia da CRB Regional de Manaus/Roraima. Momentos  fortes de  convívio e de reflexão sobre a nossa presença nesta realidade que nos chama a viver com maior leveza institucional e testemunho mais convincente. A  nova equipe que assume a animação desta Regional  numa nova forma de organização , para que a vida flua com mais espírito sororal, próprio da VRC nos envolveu a todas/os,  propondo mais agilidade,  levando em conta  as distâncias e dificuldade diversas, o ritmo das águas, entre outros critérios. A assembleia foi concluída com uma bonita e expressiva caminhada pelas ruas de Manaus, gritando pela vida e contra a violência, principalmente em relação à Juventude. Chegando  ao santuário de Nossa Senhora Aparecida, concluímos com as tendas das Congregações e, em seguida, com a celebração Eucarística, presidida por Dom Mário Antônio.
De 24 a 26 de agosto tivemos a graça de participar do 1° Congresso de Animação Bíblico da Vida e da Pastoral do Regional Norte I.  Dom Roque (presidente da Regional da CNBB) esteve presente,  assim como os Bispos de Tefé e Borba. O Congresso foi assessorados por Dom Jacinto (Bispo referencial da dimensão bíblico-catequética). Dom Mário Antônio, Vice-presidente do Regional e responsável pela dimensão  bíblico-catequética de nossa Arquidiocese esteve presente o tempo todo  e deu uma rica contribuição ao Congresso. Éramos quase quinhentas pessoas de todo Regional, que abrange o Estado do Amazonas e Roraima. A Equipe de Animação Bíblica da CRB também contribuiu  muitíssimo, acrescentando uma visão  mais feminina da animação bíblica da vida e da pastoral. 
Nos dias que seguiram (27 a 31 de agosto) houve uma programação de repasse nos setores, com a mesma dinâmica  de animação, aproveitando os assessores e outros que vieram para este trabalho. A CRB aproveitou três manhãs com Cecília (Equipe de Reflexão Bíblico-catequética da CNBB). Como no Congresso participaram apenas representações da Dioceses e Prelazias, nos setores a participação seria mais ampla e aberta. Com todos esses intensos acontecimentos a Arquidiocese de Manaus pode fortalecer ainda mais sua caminhada de evangelização, o compromisso com Jesus Cristo, a Palavra de Deus e a opção pelos pobres e excluídos.
Durante a assembléia da CRB  encontramos o Equipe de Itinerância, na qual nossa Congregação esteve presente integrando o primeiro grupo, na pessoa da Ir. Luzia Bongiovani. Como o vento do Espírito sopra onde quer, sem nenhuma prévia  articulação, fomos convidadas para uma visita e reunião onde os laços se reataram imediatamente. Coincidência ou não, na época a Ir. Joaninha  desejou vir a esta experiência, porém, não era possível liberar duas irmãs ao mesmo tempo, e então quem veio foi Ir. Luzia. Mas o sonho continuou sendo gestado e alimentado.
Neste  breve encontro e reunião fomos convidadas pela equipe de coordenação do projeto e para o XI Encontro Interinstitucional em Boa vista (RO), de 29 a 31 de agosto. Muitas congregações e instituições parceiras  se fizeram presentes, inclusive os três Núcleos de Itinerancia e vários delegados de outros países fronteiriços da Amazônia. O foco principal foram os desafios da  missão nas fronteiras amazônicas. Neste sentido as equipes tem dado testemunho e seguem no dinamismo de sempre avançar.
Foi de uma riqueza sem par. A Ir. Joaninha, que há muito tempo trazia este sonho, retornou animada e provocada a dar  passos neste sentido. Os assuntos e assessorias foram de uma  grandeza  incalculável. Os indígenas convidados  nos deram uma lição de organização, resistência e persistência fora do comum. Eles já têm uma Universidade Indígena na Venezuela. A oração de abertura do encontro foi animada pela família do cacique Macuxi. Na celebração final o senhor Jaci, um homem de Deus, nos presenteou com um punhado de terra da Terra Raposa Serra do Sol, que agora  retornou aos seus  primeiros donos... Em outro momento poderemos compartilhar algo mais sobre esta experiência-apelo. Por enquanto, é tempo de recolher, rezar e ruminar aquilo que  vimos, ouvimos e sentimos sobre as intolerâncias nas fronteiras...
Um texto do saudoso Pe. Cláudio Perani sj, que tem sido um  grande farol na equipe, foi  trazido à memória  muitas vezes e pode ser uma boa dica para nós que aqui estamos: “Para discernir a missão na Amazônia desde dentro, com seus povos e aliados, andem pela Amazônica  e  escutem  atentamente  o  que  o  povo  fala...  Participem  da  vida  cotidiana  do  povo...  Anotem  e registrem tudo cuidadosamente... Não se preocupem com os resultados... O Espírito irá mostrando o caminho... Coragem! Comecem por onde seja possível...”
A Ir. Rosangela aproveitou  o início de Setembro para fazer seu retiro anual, que não pode fazer no MT. Segundo ela foram dias de graça vividos juntamente com o grupo das Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue. Pouco a pouco, ela vai  conhecendo a realidade das comunidades às quais somos enviadas . Ora em terra, ora sobre as águas a missão segue seu curso...
No dia 7 de setembro participamos com os movimentos sociais do 18º Grito dos/as Excluídos. Foi um momento expressivo e de visibilidade como Igreja e seus parceiros, com e pelos excluídos
O mês de setembro, dedicado a Bíblia, nos tem impulsionado a participar dos círculos bíblicos. Joaninha  está coordenando o estudo deste mês, orientando os grupos, a pedido de Pe. Marquinho. Teremos uma Semana Bíblica com a presença de uma assesora de outra Área Missionária, para um um estudo mais sistematizado. É a Palavra Viva e eficaz que  ilumina a vida de nosso povo. Para concluir a caminhada  bíblica teremos uma tarde bíblica com  os catequistas, catequizandos e  comunidades da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres.
Não podemos deixar de enviar nosso carinhoso e saudoso abraço à madrinha do Puraquequara, Ir. Edith Berri, que é sempre lembrada  pelo povo. Você deixou marcas no coração deste povo.  Puraquequara perdeu uma de suas memórias vivas  nestes últimos dias. Faleceu o senhor João Chaves, um dos mais antigos moradores da Vila e da paróquia. Que Deus o acolha no Céu. Ele que sempre esteve presente na comunidade em toda e qualquer atividade, dando seu testemunho de fé e fidelidade. Com a Irmã Gabriele ele desbravou as matas nos tempos de conquista. Uma figura e tanto.
No dia 11 de setembro participamos de uma solenidade no Colégio do bairro: uma bonita homenagem aos policiais que atuam no Projeto Ronda no Bairro. Aqui na Zona Leste de Manaus  o Projeto teve início em agosto, e o o índice de violência e criminalidade já diminuiu 28%. Podemos sentir de perto a diferença.
Antes de nos despedirmos, queremos dizer à Marluce  e à Ercília que estamos felizes com a notícia da visita de vocês. Será mais um encontro que marcará nossa missão neste tempo de travessia.
Nosso abraço e a certeza de comunhão nos caminhos e rios da Amazônia. Suas Irmãs, Rosangela e Joaninha.

Nenhum comentário: