terça-feira, 30 de outubro de 2012

Martinho Lutero


Martinho Lutero e a Reforma Protestante


Martinho Lutero nasceu em 1483 em Eisleben, Saxônia, e foi educado na escola da catedral de Magdeburgo e na universidade de Erfurt. Tornou-se religioso Agostiniano, foi ordenado presbítero em 1507, e lecionou na Universidade de Wittenberg.

Tendo sido eleito Superior Provinail da sua Ordem, Lutero recebeu a missão de coordenar uma dúzia de comunidades agostianianas. No cumprimento dessa tarefa, foi sentindo-se cada vez mais insatisfeito com os desvios do Evangelho que se espalhavam por todo lado na Igreja do seu tempo. Em desacordo especialmente com o comércio de indulgências, ele elaborou gradativamente e ensinou uma doutrina que, segundo ele, era central à fé cristã: a justificação do crente mediante a fé e não através das obras. Encontrando apoio à sua tese nas cartas de São Paulo e no pensamento de Agostinho, em 1517, Lutero contestou publicamente alguns desvios muito difusos na prática cristã do seu tempo, fixando um elenco de 95 teses à porta da igreja de Wittenberg.

Seguindo os passos de outros reformadores que, nos séculos precedentes, haviam lutado para salvar o coração do Evangelho, pagando inclusive com a morte sua obstinação, Lutero efetivamente dava início à Reforma Protestante. Certamente ele não imaginava que, naquele 31 de outubro de 1517, estava dando à luz a uma comunidade eclesial separada da Igreja de Roma. Mas o curso da história se encarregou de fazer com que, num curto espaço de tempo, se instaurasse uma ruptura insuperável entre católicos e protestantes, que se definiu progressivamente em diversos pressupostos fundamentais da fé. Somente no século XX essa ruptura começou a ser revista.

A reforma se difundiu rapidamente em grande parte da Europa. Martinho Lutero morreu em  1546, depois de ter influenciado profundamente a Igreja, tanto a protestante como a católica. Num momento crucial da história, ele salvaguardou o primado da Fé e da Palavra, presente nas Sagradas Escrituras, frente a todas as demais doutrinas e ensinamentos, que são unicamente frutos da busca religiosa do ser humano.

(Comunità di Bose, Il libro dei testimoni. Martirologio ecumenico, San Paolo, Milano, 2002, p. 504-505)

Nenhum comentário: