terça-feira, 30 de outubro de 2012

Teses de Lutero sobre as indulgencias


Algumas Teses de Lutero sobre as indulgências

http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif35ª Tese
Não pregam doutrina Cristã os que ensinam que àqueles que desejam alcançar a redenção da alma, não é necessário o arrependimento.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif36ª Tese
Qualquer Cristão verdadeiramente arrependido tem direito à plena remissão das penas e da culpa que lhe cabem, mesmo sem as cartas de perdão.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif38ª Tese
Entretanto, a remissão e a participação do Papa de modo nenhum devem ser desprezadas, pois é uma declaração de remissão divina.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif39ª Tese
É muito difícil mesmo para os teólogos mais capazes, sublinhar, ao mesmo tempo, a abundância das indulgências e a necessidade de verdadeiro arrependimento.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif40ª Tese
O verdadeiro arrependimento busca e ama as penas, mas a abundância de indulgências relaxa as penas e faz o povo odiá-las, ou pelo menos, dá ocasião a isto.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif41ª Tese
Deve-se pregar com cuidado sobre as indulgências apostólicas, para que o povo, equivocadamente, não as entenda como sendo preferíveis às outras boas obras do amor.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif42ª Tese
Os Cristãos devem saber que o Papa não tem a intenção de que a compra de indulgências seja comparada, de qualquer forma que seja, com as obras de misericórdia.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif43ª Tese
Os Cristãos devem saber que aquele que dá ao pobre ou empresta ao necessitado faz uma melhor obra do que faria comprando indulgências.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif45ª Tese
Deve-se ensinar aos Cristãos, que aquele que, vendo alguém em necessidade e o negligência, gasta seu dinheiro em indulgências, não adquire indulgências do Papa, mas a ira de Deus.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif50ª Tese
Deve-se ensinar aos Cristãos que se o Papa soubesse das extorsões dos pregadores de indulgências, ele preferiria que a Basílica de São Pedro fosse reduzida a cinzas, a ser ela edificada com a pele, a carne e os ossos das suas ovelhas.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif55ª Tese
O pensamento do Papa, necessariamente, é que se as indulgências, que são coisas de importância menor, são celebradas com um badalar de sino, com uma procissão e com uma celebração de cerimônia, o Evangelho que é o mais importante, seja pregado com uma centena de badaladas de sinos, e com uma centena de procissões e com uma centena de celebrações de cerimônia.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif71ª Tese
Aquele que falar contra a verdade das indulgências apostólicas, seja anátema e amaldiçoado.
http://www.luz.eti.br/graphics/goldbal.gif72ª Tese
Mas, bem-aventurado seja aquele que se guarda contra a concupiscência e a licenciosidade dos pregadores de indulgências.

Nenhum comentário: