terça-feira, 13 de novembro de 2012


80 anos formando apóstolos/as do Reino de Deus
Já em setembro deste ano, na 39° Romaria de Nossa Senhora da Salette, e no 41º Encontro de Irmãos o motivo dos 80 ANOS do Seminário esteve presente. O lema da Romaria foi “80 ANOS COM MARIA, FORMANDO MISSIONÁRIOS”. Naqueles encontros já anunciávamos que em outubro teríamos uma data especial para celebrar este acontecimento: domingo, dia 28 de outubro.
Passada a Romaria de Nossa Senhora da Salette e concluído o Encontro de Irmãos nos lançamos nos preparativos da comemoração. Uma vez tudo organizado e cada equipe fazendo a sua parte, esperamos o dia da festa chegar. Nos dias que antecederam a data, já sabíamos, pela previsão meteorológica que teríamos muita chuva para o fim de semana. Por isso mesmo, reduzimos a expectativa e preparamos os ambientes internos para a festa, sem perder a motivação.
Na sexta feira (26), por ocasião da Missa no Carmelo, fomos brindados pelas irmãs com um lindo bolo “80 ANOS”, uma mensagem igualmente muito significativa, e a certeza das suas orações pelo Seminário da Sagrada Família.
No sábado à tarde começamos receber os primeiros visitantes, sob uma chuva torrencial. Chegaram vários casais de Maravilha (SC), entre os quais: Roque Braun, Alcino Filipin, Adélio Majolo, Nélson Sehnem e respectivas esposas. De Passo Fundo, chegaram o Ir. Aloísio Bruxel e Roque Cericatto. De Santo Cristo veio o Abi Knapp. Domingos Frandoloso, de Santo Ângelo, também se juntou ao grupo no sábado. Todos vieram muito animados, apesar da chuva. Após a janta, os visitantes promoveram uma noite artística com músicas, canções, histórias do Seminário e recordação de padres e irmãos, vivos e falecidos.
No domingo, dia 28, dia da festa, o tempo continuou chuvoso. O povo foi chegando, especialmente do Bairro Pippi, mas também amigos e conhecidos da cidade e de fora. De Passo Fundo chegaram o Superior Provincial, Pe. Júlio Cesar Werlang, o Pe. Maicon, Ir. Moacir e o Pe. Arnaldo Sulzbach. Às dez horas celebramos a missa de ação de graças. A antiga Capela do Seminário ficou lotada. A animação dos cantos ficou por conta do Ir. Aloísio Bruxel, do Ir. Moacir Filipin e de um grupo muito afinado de antigos seminaristas.
A celebração foi presidida pelo Pe. Júlio, que, na homilia, abriu espaço para que os presentes pudessem se manifestar. Houve contribuições muito bonitas. O tom das participações foi na linha de gratidão aos MSF, solidariedade e  comunhão de espirito com a missão histórica em Santo Ângelo e hoje, “próximos daqueles que estão longe”. Em diversos momentos a emoção de estar participando desta celebração com tantos amigos chegava a embargar a voz de muitos.
Na missa lembramos os confrades em cada lugar, dentro e fora do Brasil onde vivem e atuam. Os MSF e benfeitores já falecidos que construíram esta história ou dela fizeram parte também foram lembrados. O que tocou a todos foi quando, no ofertório, o Sr. Antônio Cargnelutti (94 anos) se aproximou do altar para servir o vinho e a água ao presidente da celebração. Ele foi coroinha na missa de inauguração, no alto da escadaria grande do Seminário, em 1932.
Concluída, a celebração eucarística, nos deslocamos até o refeitório que ficou repleto. Uma bandinha bem gaúcha, da vizinhança do Seminário, fez a animação musical. O grupo de Maravilha, auxiliado pelo Ir. Moacir, Ir. Aloixio e Domingos Frandoloso também brindaram a comunidade com uma seleção de músicas, enquanto os instrumentistas da banda almoçavam.
Após o almoço tivemos a apresentação da revista “Seminário 80 Anos” a cargo do Pe. Flávio e da professora Irena Bielohoubek. Fizemos 2.000 exemplares que hoje estão em quase todos os escritórios, consultórios médicos e odontológicos, escolas estaduais ligados a 14ª CRE, colégios particulares, igrejas, paróquias, comunidades, pastorais, firmas, lojas, e nas mãos de muita gente.
Lançada a revista, foi à hora de partir o bolo dos 80 ANOS que as auxiliares do Seminário serviram aos visitantes. Na sequência, fizemos o sorteio de brindes, doados pelo comércio local e amigos. Assim, o dia foi encolhendo e aos poucos as pessoas se retiravam muito contentes e agradecidas pela participação na festa dos 80 ANOS no Seminário da Sagrada Família e, através dele, em comunhão com os MSF e sua missão.
                                                                                                                Pe. Flávio Inácio Heck msf

Nenhum comentário: