sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Fatos & Personagens: a noite dos cristais


Mártires hebreus da noite dos cristais

Já em 1935, por ocasião da publicação da “Lei para a tutela do sangue e da honra alemã”, Hitler havia sublinhado que, se a “questão hebraica” não fosse resolvida politicamente, seria necessário impor uma “solução final”.

No dia 7 de novembro de 1938 um judeu polonês de 17 anos, psiquicamente doente e indignado pela recente expulsão de 18000 judeus poloneses da Alemanha, assassinou um diplomata alemão em Paris. Para os nazistas, este fato confirmava a suspeita de que existiria um complô internacional articulado pelos judeus contra os alemães.

Decididos a levar a cabo seu projeto de extermínio dos hebreus, na noite de 9 de novembro de 1938 os nazistas organizaram por toda a Alemnha um programa que teve consequências devastantes: 191 sinagogas foram incendiadas; 7500 lojas pertencentes a judeus foram destruídas; 91 judeus foram assassinados e 26000 foram deportados para os campos de concentração.

Por causa do impressionante espetáculo de milhares de vitrinas quebradas ao longo das ruas, este assalto nazista passou a ser reconhecido como “a noite dos cristais”.

A comunidade internacional, mesmo tomando conhecimento dos fatos, não esboçou sequer um mínimo protesto contra os organizadores do massacre.

(Comunità di Bose, Il libro dei testimoni, Paulus, Milano, 2002, p. 523)

Nenhum comentário: