quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fatos & Personagens: Pedro Wu Guosheng


O primeiro mártir cristão da China

No dia 7 de novembro de 1814 foi condenado à morte Pedro Wu Guosheng, primeiro mártir cristão nascido na China. Ele era catequista na província de Ghizhou, e foi acusado de não haver renegado sua fé cristã diante do mandarim.

Pedro Wu Guosheng representa emblematicamente o grupo de mártires e confessores chineses que haviam aderido à fé cristã, depois do contato com alguns viajantes ou missionários provenientes do Ocidente.

Pedro era administrador de um hotel. Seduzido pela beleza da vida cristã, fez do seu hotel uma grande comunidade. Em poucos anos, a comunidade acolheu algumas centenas de conterrâneos e imigrantes.

A falta de padres na região não desencorajou este jovem chinês. Ele continuou fiel às promessas batismais, a ponto de dar a vida para não renegar a própria vocação cristã.

Pedro foi preso durante o recrudescimento das perseguições na China. Mesmo tendo a possibilidade de fugir, preferiu enfrentar seus acusadores e dar as razões da esperança que animava sua comunidade.

Foi condenado à morte, depois de ter sido submetido a atrozes torturas por ter se recuzado a pisotear uma cruz de madeira, jogada diante dele, e depois de não ter aceitado renegar a fé cristã.

Sua santidade foi reconhecida por milhares de contemporâneos seus,inclusive muitos não cristãos, que até hoje invocam sua intercessão.  Pedro Wu Guosheng foi beatificado em 1900, junto com outros mártires chineses, pelo Papa Leão XIII.

(Comunidade de Bose, Il libro dei testimoni, Paulus, Milano, 2002, p. 519-520)

Nenhum comentário: