quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Fatos & Personagens: Santa Cecilia e o dia da musica


Santa Cecília e o dia da música

Hoje é o dia da música, e esta data está ligada à memória de Santa Cecília, mártir cristã do séculos II-III.  Ela foi assassinada, ao lado do marido Valeriano e do cunhado Tibúrcio por ordens do prefeito de Roma, Túrcio Almanachio.

O que se sabe de Cecília é que pertencia à nobre família dos Cecili. Era reconhecida pelas substanciosas ajudas econômicas que prestava à nascente Igreja e aos seus pastores. Foi uma mulher corajosa, que ousou dar refúgio na sua própria casa para alguns cristãos perseguidos. Tendo sido prometida como esposa a Valeriano, que era pagão, Cecília convenceu ele e o cunhado a se tornarem cristãos.

Sua relação com a música vem de uma tradição segundo a qual, na festa do seu casamento, enquanto o povo fesjefava tocando e cantando músicas populares, Cecília cantava e louvava silenciosamente a Deus e lhe pedia a graça da castidade, tanto para ela como para o marido.

Eduardo Galeano registra de um modo muito seu o significado do dia da música.

De acordo com o que contam os memoriosos, em outros tempos o sol foi dono da música, até que o vento a roubou. A partir de então, para consolar o sol, os pássaros oferecem a ele concertos no começo e no fim de cada dia.

Mas os alados cantores não conseguem competir com os gemidos e rugidos dos motores que governam as grandes cidades. Pouco ou nada se houve do canto dos pássaros. Em vão eles arrebentam o peito querendo se fazer ouvir, e o esforço para soar cada vez mais alto arruína seus trinados.

E as fêmeas já não reconhecem seus machos. Eles as chamam, virtuosos tenores, irresistíveis barítonos, mas no barulho urbano não dá para perceber quem é quem, e elas acabam aceitando o abrigo de asas estranhas.

 (Eduardo Galeano, Os filhos dos dias, L&PM, 2012, p. 368)

Nenhum comentário: