sábado, 10 de novembro de 2012

Vivências missionárias no Amazonas


Brasil missionário, partilha tua fé!


Queridas Irmãs e queridos Irmãos da  e na Missão. Novamente retomamos nossa comunicação, com o objetivo de  estreitar os laços que nos unem e nos fortalecer nesta fronteira abençoada por Deus e querida por Emilie.

Nossos encontros missionários seguiram seu curso, com a visita da Equipe Provincial, ocorrido nos dias 23 a 26 de setembro. Tempo curto mas muito intenso, e Deus recompensará a cada um/a pelo sinal deixado e levado nos corações nosso e do povo ao qual servimos .

No dia 23 celebramos no dia o aniversário de nosso pároco, o Pe. Marco Antônio, com uma Eucaristia seguida de um delicioso café da manhã, partilhado pelos paroquianos e comunidades mais próximas. Desejamos felicidades a este nosso irmão  extremamente dedicado ao seu rebanho.

“No peito eu levo Um Cruz no meu Coração o que disse Jesus...” Como todas as Dioceses do Brasil, a nossa Arquidiocese de Manaus também recebeu a Cruz  Peregrina. A chegada dos símbolos da JMJ em Manaus foi um acontecimento que marcou a vida das comunidades e principalmente da juventude. 

Estivemos presentes com os jovens e os padres da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres na acolhida da Cruz e do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que aconteceu no encontro das águas (Rio Negro e Solimões) na tarde do dia 20 de setembro.

Das águas do Amazonas chegaram, em canoas, a Palavra de Deus, frutas e peixes como oferendas da região. O evento também foi marcado por um mergulho simbólico da Cruz  e pelas palavras de Dom Luiz Soares Vieira, Arcebispo de Manaus, motivando a todos: “Que façamos destes dias encontros de bênçãos e de renovação para nossa caminhada de Igreja”.

Este foi o início dos quatro dias de uma programação intensa de peregrinação  por diversas paróquias, escolas, hospitais, ginásios, com momentos fortes de vigílias, caminhadas, palestras, conferências, celebrações e apresentações culturais.  O “Bote Fé” aconteceu no Sambódromo, com a presença de mais de dez mil jovens, que, com o hino “no peito eu levo uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus”, renovaram o compromisso de serem jovens que evangelizam os jovens. 

Concluindo o Mês da Bíblia, coordenamos a primeira Gincana Bíblica na paróquia, à luz do Evangelho de Marcos. Foram muito ricas as atividades desenvolvidas, entre círculos bíblicos, semana bíblica e gincana. Acreditamos  que todos puderam encontrar e a dar resposta à pergunta de marcos: ‘Quem é Jesus?’

Roga por nós Emilie! Dia três de outubro celebramos em Nossa Paróquia a Bem-aventurada Emile. Preparamos uma bonita celebração, e todos os presentes puderam saber mais sobre Emillie, nosso carisma e nossa Congregação. Que junto de Deus ela olhe com carinho por nossa gente.

Neste mês de outubro, fomos convidados a  retomar nosso compromisso missionário  com  as centenas de brasileiros que estão em missão fora do Brasil: 575 na África; 723 nas Américas; 493 na Europa; 97 na Ásia; e 12 na Oceania. As novenas missionárias reúnem os grupos  e as comunidades na tentativa de  alimentar a fé no seguimento de Jesus como discípulos missionários. Debaixo de mangueiras, nas varandas e terreiros a comunhão missionária aconteceu.

Nossa ida ás comunidades do beirdão  do Rio Amazonas fica cada vez mais difícil por causa do acesso á  beira onde  embarcamos. A seca está cada dia mais acentuada e os barrancos parecem crescer rapidamente. Descendo o rio para visitar as comunidades ribeirinhas, percebemos que elas precisam sempre se adaptar: ora  com a cheia que chega e toma de conta de tudo; ora com a seca, que faz tudo ficar longe e difícil de acessar. Só quem vê pode ter uma noção: onde era só água hoje é terra, pedra e morro. São fenômenos naturais (ou näo), e o povo ribeirinho deve aprender a conviver com isso. Sem contar  que nesta época o preço do alimento sobe muito.

Ainda  vibra em nossa memória o encontro de Província  que tivemos  no feriado da Mãe Aparecida. Momento único de reabastecer as baterias azuis para  continuar nas fronteiras, apesar dos desafios. Celebramos as bodas de dez coirmãs. Testemunhas de fidelidade ao Senhor e desejo de seguir andando e cruzando fronteiras. Foi realmente muito bom este momento de Capítulo Provincial, onde juntas buscamos novas luzes, sem deixar de sentir  as sombras que  nos acompanham ao longo do caminho.

Um grito que clama em nosso mundo hoje é o tráfico de pessoas, com suas rotas visíveis e camufladas. Manaus não fica fora. O 1º Seminário sobre o tráfico de pessoas  foi expressivo. A PESTRAF (Pesquisa sobre o Tráfico de Pessoas para Fins de Exploração Sexual) mapeou 241 rotas de tráfico interno e internacional, sendo que a região norte possui o maior índice, com 76 rotas. Frente a esta desafiante realidade que configura uma forma moderna de escravidão e violação dos direitos humanos, a CRB de Manaus e a ONG  Um Grito pela Vida organizaram o evento na sede da Universidade Estadual do Amazonas, no dia 20 de outubro.

O seminário teve como objetivo principal convocar a Vida Religiosa, as Igrejas,  a Sociedade Civil organizada, o Poder Público  e as Universidades a assumirem o compromisso de atuar efetivamente na erradicação  deste crime e intensificar a luta por políticas públicas para a juventude e para as mulheres em situação de risco. Na ocasião houve  cerimônia de lançamento do livro: “Tráfico de Mulheres na Amazônia” das assessoras Iraildes Caldas Torres e Márcia Maria de Oliveira.

Uma  nova presença que estamos desenvolvendo cada sexta feira pela manhã é junto à  Terceira Idade, Grupo recém começado pelos agentes de saúde. Pouco a pouco nos integramos  com as pessoas, e é incrível como além de caminhar junto e lentamente, seu anseio é contar suas histórias suas dores e aventuras.
Quando, por alguma razão,  não  podemos  ir, sobretudo aos passeios, perguntam por que não fomos. São muito acolhedores e fraternos. É um grupo  inter-religioso. Os irmãos Evangélicos aproveitam para dar sua palavra, e nós não ficamos para trás. A caminhada sempre culmina com um café, às vezes na casa de alguém do grupo ou no próprio posto de saúde, seguido de uma palestra ou consulta, de acordo com planejamento.

A canção do Pe. Zezinho  “Vivendo a Vida” se tornou o hino oficial do grupo. No  dia 22/11,  o grupo vai se apresentar no Studio Cinco, de Manaus. Já nos convocaram a participar, porque  no primeiro  encontro  que tiveram, ficaram  em terceiro lugar, e  no próximo querem o primeiro lugar e contam conosco para  ajudar cantar. A equipe de agentes é boa e atenciosa. Alguns moram aqui na vila e já sabemos onde moram.
Encerrando este Relatório neste mês  missionário por excelência, rogamos ao Senhor da Messe que envie mais operários para messe. E os que se encontram nas  fronteiras, simbólicas ou geográficas, continuam sendo sinais do Reino que Jesus veio anunciar.

Terminamos o mês de outubro ainda celebrando com muita alegria o aniversário de Pe. Cairo Gama, o mais novo sacerdote da nossa Paróquia. Sua simplicidade e seu testemunho de vida a todas  comove.
Suas Irmãs da Comunidade Maria Mãe dos Pobres,
Rosangela Silvia e Joaninha
(Irmãs da Imaculada Conceição de Castres)

Nenhum comentário: