domingo, 2 de dezembro de 2012

45 anos da Proincia MSF de Java


Indonésia: a primeira missão ad gentes dos MSF (2)

Catedral de Jakarta

No dia 1° de janeiro de 1968 foi criada oficialmente a Província de Java dos Missionários da Sagrada Família. Mas a presença na Indonésia – primeiro em Kalimantan e mais tarde em Java – já tinha uma longa história. Para marcar o aniversário desta Província viva e dinâmica, publico algumas notas escritas pelo Pe. Wim van der Weiden, MSF de origem holandesa, há mais de 40 anos em Java e nacionalizado indonesiano. O texto completo está publicado no livro Um tesouro escondido (Editora IFIBE, 2009, p. 127-154).


A II Guerra Mundial causou muitas perdas pessoais. Em Borneo vários padres foram mortos pelos soldados japoneses, e alguns padres e Irmãos morreram nos campos de concentração japoneses. Depois da guerra uma porção de novos missionários foram enviados à Indonésia para continuar o trabalho em Kalimantan e em Java. Durante a guerra todos os missionários fr uma região tinham sido levados aos campos de concentração, e uma grande região de Borneo se tornou católica pela ação missionária de leigos javaneses! Deus não precisa dos nossos planos para agir.

Desde 1953, todos os anos um ou mais jovens que tinham terminado o curso de ensino médio no seminário menor da arquidiocese de Semarang pediam para continuar os estudos com os Missionários da Sagrada Família, com a intenção de entrar em nossas fileiras. Nos três primeiros anos foram mandados à Holanda, onde fizeram o noviciado e depois estudaram no escolasticado. Em 1956 a região de Java abriu o noviciado próprio e a seguir também o escolasticado em Yogyakarta. Em Kalimantan/Borneo se passava a mesma coisa, só em número menor do que em Java. As casas de formação – noviciado e escolasticado – para as duas Províncias estavam sediadas em Java (Salatiga e Yogyakarta).

Na década de 1960, por causa de problemas políticos, os missionários holandeses foram proibidos de entrar na Indonésia. Então fizeram um acordo com os alemães em que eles, holandeses, iriam para o Brasil e em contrapartida os alemães iriam para Kalimantan, acompanhados dum grupinho de poloneses.

O relacionamento entre as duas Províncias indonesianas não acontecia somente por meio das casas de formação, que recebiam os estudantes de ambas, mas também no ministério missionário. Desde 1975 existem membros provenientes da Província de Java trabalhando em Kalimantan, continuando a atividade dos missionários estrangeiros que já não vão mais para lá. Os missionários da Província de Java que trabalham em Kalimantan são atualmente cerca de quinze, entre os quais estão três dos quatro bispos indonesianos MSF. Para a Província de Java, Kalimantan é uma região missionária “doméstica”.

Podemos ainda destacar que na década de 1970 as Províncias da Indonésia começaram a dar atenção especial à formação de seus membros. Uma porção de jovens padres de Kalimantan e mais ainda de Java, foram ao exterior especializar-se nalgum ramo científico. Aos poucos os Missionários da Sagrada Família foram assumindo postos mais importantes na Igreja da Indonésia. Antes estavam preparados apenas para exercer a pastoral. Depois, com vários deles formados e especializados em diversas áreas, foram sendo chamados para exercer funções e tarefas importantes, na Igreja, na Conferência Nacional dos Bispos, no campo científico e especialmente no apostolado da família que, na Indonésia, aos poucos foi se tornando especialidade da Congregação.

Centro para Encontros das Familias
(Jakarta, Provincia MSF de Java)
No início da década de 1990 as duas Províncias da Indonésia começaram a mandar missionários para o exterior. Os primeiros enviados foram para Papua Nova Guiné ajudar nossos coirmãos poloneses que entrementes tinham recebido a missão na Europa Ocidental. Depois um missionário da Província de Java foi mandado a Madagascar. A cooperação entre as Províncias indonesianas e Madagascar abriu a possibilidade de um intercâmbio entre os escolásticos das três Províncias a fim de fazerem o ano de estágio pastoral fora da própria Província.

A instituição da nova Província Eclesiástica de Kalimantan criou uma situação toda especial para os MSF, porque a dita Província Eclesiástica profundamente marcada pela atuação dos Missionários da Sagrada Família: o arcebispo de Samarinda e os bispos de Banjarmasin, de Palangkaraya e de Tanjung Selor são todos Missionários da Sagrada Família.

Graças ao crescimento rápido que tiveram nos últimos anos, as duas Províncias indonesianas têm agora cerca de duzentos religiosos: um terço pertence à Província de Kalimantan e dois terços à de Java. 

Nenhum comentário: