quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ecclesia in America: e o rumo?


A Igreja da América mudou seu rumo?

Cardeal Marc Ouellet, presidente da PCAL
Terminou hoje, em Roma, o Congresso Ecclesia in America, promovido pela Pontifícia Comissão para a América Latina, com o apoio dos Cavaleiros de Colombo. O evento teve como objetivo debater os caminhos da Igreja no continente, quinze anos depois da publicação da exortação pós-sinodal a ela dedicada.

A programação do dia constou de três momentos: a) na parte da manhã, os participantes do Congresso participaram da habitual audiência pública do papa Bento XVI; b) no início da tarde, uma conferência sobre “Cenários e propostas para a comunhão e colaboração entre as Igrejas do continente americano e para a solidariedade entre os povos”, proferida por Dom Sean Patrick O’Malley OFM, cardeal arcebispo de Boston e  seguida de um breve debate; c) no fim da terde, solene celebração em honra a Nossa Senhora de Guadalupe, com o encerramento do Congresso.

Não participei da audiência com o Papa. Penso que já o fiz suficientemente. E tenho minhas reservas. Além disso, como comentou comigo Dom Leonardo (secretário da CNBB), precisamos nos perguntar se é decente investir o precioso tempo de bispos e cardeais que vieram das Américas passeando nos jardins do Vaticano e participando da audiência (por maior que seja nosso respeito e nosso afeto para com o Papa). Certamente há outras maneiras de expressar uma comunhão madura e equilibrada com o responsável pela Igreja em sua dimensão universal...

A conferência do Cardeal Sean Patrick O’Malley foi interesante, apesar dos limites de sempre. Ele foi mais pastor que doutor. Começou contando duas anedotas sobre o Papa João XXIII, o que assegurou interesse pela sua exposição. Partilhou alguns dados sobre a realidade eclesial dos EUA: a Igreja norteamericana é, entre todas, a que tem o maior número de diáconos permanentes; os EUA já são a quinta maior população de língua hispânica do mundo; 50% dos católicos norteamericanos são de origem latina, mas apenas 5% dos padres são latinos; há um convênio entre a Conferência dos Bispos dos EUA e do México para a formação de padres mexicanos para exercer o ministério nos EUA.

Cardeal Sean Patrick O’Malley (Boston)
Entre os ganhos da reflexão enumero: sua experiência afetiva e efetiva em projetos de colaboração entre as Igrejas; sua sensibilidade para com o fenômeno na migração e sua visão crítica sobre o way life norteamericano; o chamado para que os bispos sejam a voz dos pobres e indefesos na busca dos seus direitos; o apelo ao desenvolvimento de uma cultura de solidariedade na Igreja e entre as Igrejas, em favor dos pobres. À luz da ceia e do lava-pés, o Cardeal insistiu que na Igreja devemos deixar de brigar pelos primeiros lugares e brigar para sermos os primeiros a pegar a toalha do serviço...

Mas ele também não conseguiu fugir a alguns constatações e propostas que ressoaram como refrão durante os três dias do Congresso: que o secularismo avança e ameaça a fé em todos os continentes; que a corrupção é uma doença endêmica no mundo político; que a cultura da morte ameaça a família edificada sobre a união de um homem e uma mulher e a vida dos nascituros; que é necessário preparar leigos e leigas para a atuação no meio político e no mundo das comunicações; que é necessário que as Igrejas locais e seus organismos vivam e deixem clara sua plena comunhão e unidade com o Papa.

Estes mesmos refrões foram repetidos, às vezes com contundência, por cardeais, bispos, padres e leigos no breve debate que se seguiu. Mas há um gritante silêncio em torno de algumas questões. Praticamente ninguém tocou na crise alimentar, energética e econômica que ameaça boa parte do planeta e do continente. Fala-se da corrupção como se fosse um pecado apenas dos agentes políticos, mas omite-se os corruptores, que são os agentes do mundo empresarial. Fala-se muito de secularismo e de relativismo, mas silencia-se sobre o imperialismo econômico e financeiro. E o ecumenismo parece uma palavra que desapareceu do dicionário da Igreja católica e das preocupações dos pastores.

Eu o o Pe. Luis Carlos Moraes (MSC)
Para mim foram preocupantes algumas intervenções sobre necessidade de resgatar o caráter católico das escolas e universidades, ou seja: transformá-las em instrumentos de catequese doutrinação, especialmente nas questões relacionadas à família, ao sexo e à reprodução da vida. O resto interessa menos ou nada. Não quero dizer que família, aborto e eutanásia não sejam questões relevantes, mas gostaria que me ajudassem a encontrar as passagens bíblicas que comprovam que essas foram questões que mais ocuparam Jesus Cristo e que ele colocou como prioridade...

Tenho a nítida impressão que a Igreja das Américas esqueceu sua história recente e perdeu seu rumo. A estratégica traçada pelo presidente Reagan nos anos 80 parece ter dado certo. A teologia da libertação foi amordaçada. Na ação pastoral, a agenda social deu lugar a uma agenda moral. O pecado se deslocou das estruturas capitalistas para as Igrejas evangélicas. Multiplica-se um clero centrado nos ritos, vestes e celebrações de massa. As pastorais sociais só sobrevivem heróicamente e quase sem recursos humanos e econômicos. A que serve discutir a colaboração intercelesial se não temos mais um rumo que valha a pena?

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: