segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Fatos & Personagens: Francisco Xavier


Francisco Xavier

Hoje a Igreja Católica, as igrejas da Comunhão Anglicana e a Igreja Sírio-oriental recordam São Francisco Xavier, presbítero e missionário no Extremo Oriente.

Nascido em 1506 no castelo de Xavier, em Navarra (Espanha) como filho de uma família nobre, Francisco deixou sua cidade para prosseguir os estudos em Paris. Ali sua vida mudaria para sempre, depois de conviver num alojamento com Inácio de Loyola.  Francisco resistiu longamente à atração que o projeto do seu companheiro de estudos exercia sobre ele, mas acabou sendo um dos primeiros jesuítas a emitir os votos em Montmartre.

Francisco Xavier foi ordenado presbítero com 31 anos e se colocou inteiramente a serviço da Igreja. Logo em seguida, foi enviado às Índias Orientais. Sem hesitar um instante, partiu e desembarcou em Moçambique, depois em Goa, na costa ocidental da Índia, em 1542.

Em seguida, Francisco anunciou o Evangelho no Sri Lanka, em Malacca e nas Ilhas Molucas. Sentido-se chamado a levar sempre mais longe o anúncio de Cristo, em 1548 chegou ao sul do Japão, onde fundou as primeiras comunidades cristãs.

Do Japão, ele partiu para a China, mas esta seria sua última viagem. Acometido de uma fortíssima febre, Francisco Xavier foi levado à ilha de Sanchnan, onde morreu na noite de 2 para 3 de dezembro de 1552, com apenas 47 anos de idade.

Por sua impressionante atividade missionária, em 1927 Francisco Xavier foi proclamado pela Igreja Católica, junto com Santa Teresinha do Menini Jesus, patrono das missões.

(Comunità de Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 565-566)

Nenhum comentário: