quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Fatos & Personagens: Lúcia de Siracusa


Lúcia de Siracusa

Hoje, as igrejas do oriente (marronitas e ortoxos) e do ocidente (anglicanos, luteranos e católicos) recordam o martíro de Lúcia, mulher cristã originária de Siracusa, condenada à morte no tempo das perseguições de Diocleciano.

Lúcia viveu no fim do século III dC e, segundo a tradição, era de família nobre, prometida em casamento a um concidadão seu. Fez uma peregrinação  à supultura de Santa Agata, acompanhanda sua mãe, que estava gravemente enferma. Lá teria ouvido o trecho do Evangelho que conta que a mulher com hemorragia foi curada apenas tocando o manto de Jesus. Lúcia aconselhou sua mãe a fazer o mesmo. Então ela tocou a sepultura de Santa Agata e foi curada.

Voltando a Siracusa, Lúcia dediciu renunicar ao casamento e dar todos os seus bens aos pobres. Mas o noivo, sentindo-se desprezado, denunciou Lúcia às autoridades romanas, dizendo que ela era cristã e se opunha ao culto ao imperador. Condenada ao martírio, Lúcia foi antes levada a uma casa de prostituição e, como ninguém conseguia nem mesmo se aproximar dela, foi turturada e, finalmente, morta à espada, no ano 304.

Como em latim seu nome tem a mesma raíz que a palavra ‘luz’ e a sua memória cai no mês de dezembro, desde a antiguidade a história de Lúcia foi associada à ‘Verdadeira Luz’ que veio ao mundo para redimir a humanidade: Cristo, luz que ilumina os povos e que as trevas não conseguem apagar. Também por causa do seu nome, Lúcia acabou sendo cultuada como padroeira dos cegos e intercessora contra os males dos olhos.  Seus restos mortais são venerados em Veneza.

Deus, nosso redentor, tu iluminaste o mundo com a força regeneradora da cruz de Cristo. Nós te pedimos: infunde sobre nós esta mesma luz, a fim de que possamos, junto com Santa Lúcia, virgem e mártir, refletir, com a pureza da nossa vida, a luz de Cristo, e, graças à sua paixão, chegar à luz da vida sem fim.

(Comunitá di Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 579-580)

(Aqui vai o link da imortal cançao, na voz de Elvis Presley: https://www.youtube.com/watch?v=qQflLcZhwjE )

Nenhum comentário: