quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Fatos & Personagens: Nicolau de Mira


Nicolau de Mira

As Igrejas do Oriente e do Ocidente (católica, anglicana, luterana, marronita, ortodoxa) recordam hoje – 6 de dezembro – Nicolau de Mira, um dos santos mais populares do cristianismo, personagem cristão copiado e transformado no Papai Noel do comércio.

As informações históricas sobre São Nicolau são muito escassas. Sabe-se que ele nasceu em Patara, Lícia, em torno do ano 270. Foi bispo em Mira, Ásia Menor, e como tal participou do Concílio de Nicéia, noa no 325.

Segundo a tradição, Nicolau foi um pastor de bondade e misericórdia excepcionais. Teria tirado muitas mulheres da prostituição, inclusive doando parte dos próprios recursos para que pudessem prover às necessidades básicas. Teria ajudado também um incalculável número de gente pobre e oprimida.

Depois da sua morte, Nicolau foi enterrado fora da sua cidade de Mira. Seus restos mortais, exumados no século XI, foram levados a Bari (Itália), e ele se tornou patrono desta cidade. Mas sua popularidade se difundiu de tal modo que é venerado como protetor de muitíssimas outras cidades e até de países, como é o caso da Rússia.

As lendas em relação a São Nicolau floresceram muito na Idade Média, tanto no Oriente como no Ocidente, onde é celebrado inclusive por Dante. Além da data de hoje, que registra sua morte no ano 343, sua memória é celebrada também no dia 9 de maio, data da transferência dos seus restos mortais a Bari.

 (Comunità de Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 570)

Nenhum comentário: