segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Fatos & Personagens: o celibato eclesiastico

Papa Gregorio VII

Uma senhora feudal explica como se deve cuidar dos bens terrenos

Do papa de Roma ao mais humilde padre de paróquia, não há sacerdote que não profira palestras sobre a vida sexual. Como podem saber tanto de uma atividade que estão proibidos de praticar?

Já no ano de 1074, o papa Gregório VII tinha advertido que só os casados com a Igreja eram dignos de exercer o serviço divino. “Os sacerdotes devem escapar das garras de suas esposas”, sentenciou.

E pouco depois, no ano 1123, o Concílio de Latrão impôs o celibato obrigatório. Desde então a Igreja Católica conjura a tentação carnal através do voto de castidade e é a única empresa de solteiros no mundo religioso. A Igreja exige dos seus sacerdotes dedicação exclusiva, um regime full time que protege a paz das suas almas, evitando brigas conjugais e gritos de bebês.

Talvez, quem sabe, a Igreja também tenha querido preservar seus bens terrenos, e assim os pôs a salvo do direito de herança das mulheres e de seus filhos. Embora seja um detalhe sem importância, vale a pena recordar que no começo do século XII a Igreja era dona da terceira parte de todas as terras da Europa.

(Eduardo Galeano, Espelhos, L&PM, 2008, p. 82)

Nenhum comentário: