segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Fatos & Personagens: Rumi


Rumi: um justo entre os gentios

Na noite de 17 de dezembro de 1273 deixou esta vida, em Conia, região atual da Turquia, Rumi, poeta e místico sufi, um dos maiores na história do islamismo.

Descendente de Abu Bakr, primeiro califa muçulmano, Galal al-Din Muhammad nasceu em 1207 em Balkh, no Khorassan persa. Obrigado a migrar com sua família por causa da chegada dos tártaros, Galal al-Din se dirigiu à Armênia, depois residiu até à morte em Conia.

Nesta cidade ele sucedeu ao pai como mestre da Sari’a, ou seja, da lei muçulmana, mas a sua vida mudaria radicalmente graças a um encontro com o derviche Sams di Tabriz. Galal al-Din, então já conhecido como Mawlana Rumi (o mestre de Roma), que significa vindo da Anatolia bizantina, dedicou-se exclusivamente à fundação de um grupo de sufi.

Profundamente tocado pela beleza de Deus, procurou tudo o que pudesse conduzir ao êxtase de amor para alcançar o Único. E encontrou na poesia e na dança sagrada a melhor maneira de exprimir adequadamente a feliz expectativa do encontro com o Amado. É exatamente a simbologia cósmica expressa pela dança dos seus discípulos, que representa o movimento dos astros em torno do sol – o Único, o Amado – que confere a eles o sobrenome de ‘derviches que rodam’.

Rumi aprendeu e ensinou a viver a realidade com os olhos transfigurados pelo amor, e não mais com o olhar austero do asceta ou do homem da lei. Por isso, foi um homem capaz de viver uma profunda simpatia para com todas as criaturas e foi portador de uma mensagem universal de busca do essencial e de luta contra as falsas imagens do mundo que inevitavelmente criam aqueles que não buscam ver o Invisível.

Eis uma amostra da poesia mística de Rumi.

“Eu quero um amante que quando se mova, / ou se levante, / deva erguer-se da morte, / jorrando fogo para todos os lados. /Nós ansiamos por um amor / como o inferno; / um amor que queima / do inferno até a superfície; / um amor que desafia as ondas do mar / e atira centenas de mares no fogo. / Envolve os céus / como um lenço em suas palmas. / E suspende a luz inexaurível / no forro do mundo. / Com a humildade de um crocodilo / deve lutar como um leão, / não deixando ninguém exceto ele mesmo; / luta, então, com ele mesmo. / Deve rasgar as sete cortinas do amor / com a intensidade da sua luz / e os céus devem responder: / 'Maravilha! Maravilha!’ / Uma vez que ele encontre a saída do Sétimo Mar / e dirija-se ao Monte Kaf, ele deverá / distribuir muitas pérolas e corais / pelos continentes da terra...”

(Comunità de Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 584-585)

Nenhum comentário: