domingo, 23 de dezembro de 2012

Fatos & Personagens: São Francisco de Assis


São Francisco de Assis

Os cruzados haviam armado o cerco ao redor da cidade egípcia de Damiela. No ano de 1219, em pleno assédio, o frei Francisco se livrou do seu exército e se pôs a caminhar, descalço, sozinho, até o bastião inimigo.

O vento varria a terra e batia a túnica cor-de-terra daquele anjo torto, caído do céu, que amava a terra como se da terra tivesse brotado.

De longe, o viram chegar. Disse que vinha falar de paz com o sultão Al-Kamil. Francisco não representava ninguém, mas a muralha se abriu.

A tropa cristã estava dividida em duas. Metade achava que o frei Francisco estava louco de pedra. A outra metade achava que era um bobo sem cura.

Tinha a fama de conversar com os pássaros, de se fazer chamar de menestrel de Deus, de pregar e praticar o riso e recomendar aos seus monges: “Evitem parecer tristes, sisudos, hipócritas.”

Dizia-se que em seu pomar, no povoado de Assis, as plantas cresciam ao contrário, com a raiz para cima. E se sabia que ao contrário era a sua opinião sobre tudo.

A guerra, paixão e negócio dos reis e dos papas, servia, segundo ele, para conquistar riquezas mas não servia para conquistar as almas. E as cruzadas eram feitas para submeter os muçulmanos, e não para convertê-los.

Movido pela curiosidade, ou sabe-se lá por quê, o sultão o recebeu. O cristão e o muçulmano não cruzaram armas. Cruzaram palavras. Durante o diálogo, Jesus e Maomé não concordaram. Mas se escutaram.

(Eduardo Galeano, Espelhos, L&PM, 2008, p. 77-78)

Nenhum comentário: