sábado, 8 de dezembro de 2012

Uma destruição massiva: a geopolítica da fome (26)


A ONU incluiu o direito à alimentação entre os Direitos Humanos (cf. artigo 25). É na perspectiva da luta por esse direito, um dos mais violados, que publico aqui uma série de breves textos sobre o escândalo da fome e o direito humano à alimentação. São informações e reflexões que simplesmente traduzo e resumo do recente livro Destruction massive. Géopolitique de la faim, de Jean Ziegler, relator especial da ONU para o direito à alimentação, de 2000 a 2008.
O livro foi publicado em outubro de 2011, pela editora Seuil (Paris).

Agrocombustíveis: nova expressão do velho colonialismo.
A maldição do ‘ouro verde’ deixa hoje suas vítimas nos países da Ásia, da África e da América Latina. Por todo lado, a concentração de terras nas mãos das multinacionais do etanol vem acompanhada pela violência. Sob uma fachada de ‘economia verde’ esconde-se o velho e violento colonialismo. Sob pressão das empresas multinacionais e organismos multilaterais, os países pobres, um depois do outro, vendem ou cedem gratuitamente suas terras aos trustes que dominam a produção e o comércio dos agrocombustíveis.

A Colômbia é o 5° maior produtor de óleo de babaçu do mundo. 30% da produção é exportada. Um hectare de palma produz 5.000 litros de agrodiesel. Em 2005, a Colômbia tinha 25.000 hectares de plantação de babaçu. E essa atividade vem sempre acompanhada pela apropriação ilegal de terras, pelo despejo de agricultores, por assassinatos seletivos. Entre 2002 e 2007, mais de 13.000 pessoas (das quais, 1.314 mulheres e 719 crianças) foram mortas ou ‘desapareceram’.

O governo da Angola anunciou recentemente a destinação de 500.000 hectares de terra ao cultivo de agrocombustíveis, uma iniciativa que acompanha a expansão da monocultura da banana, dominada por empresas multinacionais. Em 2009, a companhia estatal de energia de Angola plantou 30.000 hectares de cana de açúcar, e a empresa portuguesa Gleinol plantou outros 13.000. Empresas multinacionais acorrem apressadamente ao país.

O governo de Benin anunciou a oferta de 400.000 hectares de terras úmidas do seu território para a plantação de babaçu. Mesmo sendo uma planta originária das terras úmidas, a palmeira monocultivada acabará drenando amplas áreas que hoje abrigam uma grande biodiversidade.

O Congo abriu suas portas a algumas empresas chinesas, que projetam cultivar mais de 1 milhão de hectares com fins energéticos. A Etiópia colocou 1,6 milhão de hectares de terra à disposição dos investidores que querem plantar cana e babaçu. Uma multinacional saudita é, sozinha, proprietária de mais de 10 milhões de hectares de terras férteis da Etiópia.

No Kênia, a empresa japonesa Biwako Bio-Laboratory projeta plantar 100.000 hectares em vista da produção de agrocombustíveis. A companhia canadense Bedford Biofuels já planta com esta finalidade 160.000 dos 200.000 hectares que possui no Kênia.

Em 2008, o presidente de Madagascar assinou um acordo (posteriormente anulado) com a multinacional Daewoo, cedendo a ela gratuitamente, por 99 anos, 1 milhão de hectares agricultáveis para a produção de biocombustíveis. A contrapartida da empresa consistia unicamente na construção de estradas, armazéns e canais de irrigação...

“Os agrocombustíveis provocam catástrofes sociais e climáticas. Eles reduzem a área de produção de subsistência, destroem a agricultura familiar e, assim, contribuem para agravar a fome no mundo. Esta atividade polui o ar, emitindo dióxido de carbono em grande quantidade, e consome um elevado volume de água potável. Não há dúvidas de que o consumo de energia fóssil deva ser reduzida de forma rpida e massiva. Mas a solução não está na produção de agrocombustíveis, mas antes na economia de energia e nas energias alternativas, como a energia eólica e a energia solar” (p. 283-284).

Produzir combustíveis com alimentos é um crime. (...) Num planeta no qual a cada cinco segundos uma criança com menos de 10 anos morre de fome, comprometer terras de subsistência e queimar alimentos para produzir combustíveis é um crime contra a humanidade” (p. 284).

Nenhum comentário: