domingo, 20 de janeiro de 2013

100 anos da chegada dos MSF ao Amapá


A história dos MSF no Amapá


O ano de 1911 marca a vinda dos primeiros missionários da Sagrada Família (MSF) para residirem em Macapá. Esses primeiros religiosos MSF foram João Henrique Paulsen, Hermano Elsink e irmão Boaventura Hammouche, que deram por fundada oficialmente a comunidade em 14 de agosto. Esses padres permaneceram com a gente até 1948, quando passaram a região para o comando do Pime (Pontifício Instituto das Missões). Em 1912 chega o quarto padre: José Maria Lauth, para assumir a função de superior local, ficando aqui até 1923.
De todos esses missionários, o que teve maior atuação foi o padre belga Júlio Maria Lomberdi. Padre Júlio chegou em Macapá em 27 de fevereiro de 1913 para assumir a função de vigário da Paróquia de São José. Em 1916 fundou a Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, entregando o hábito às duas primeiras postulantes, na capela de Santo Antonio em Belém. Foi durante o governo do padre Júlio que apareceram os primeiros protestantes em Macapá.
A Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, obra do padre Júlio, passou a funcionar em Macapá a partir de 13 de dezembro de 1916, constituída de religiosas que passaram a assessorar o sacerdote nos trabalhos de pastoral da juventude e da catequese da criança.
A atuação do padre Lombarde se deu também na cultura. Foi ele quem fundou o primeiro cinema em Macapá, que passou a funcionar próximo à igreja de São José. Vários artigos sobre a vida, o cotidiano e a história da cidade, ilustrando as páginas do jornal Correio de Macapá, foram de autoria desse padre belga, hoje guardados por colecionadores particulares, constituindo documentaário importante.
Além de Lombardi, outros sacerdotes vieram engrossar a turma dos missionários da Sagrada Família, como Teodoro Werbeck, que chegou em 1920 para atuar nos serviços de pastoral paroquial, permanecendo com a gente até 1934. O padre Francisco Gemig veio em 192. Em 1931 chega o padre Felipe Blanke para o governo da paróquia de São José de Macapá, permanecendo até 1947. O padre Blanke assistiu à chegada do primeiro governador do Amapá, Janary Nunes. Em 1933 chega Antonio Schult, que permaneceu em Macapá até 1948.
O período compreendido entre as duas guerras mundiais massacrou profundamente a vida missionária do Amapá, principalmente os padres de nacionalidade alemã. Em 1942, foi preciso uma intervenção do arcebispo de Belém para que o delegado de polícia da capital paraense concedesse salvo-conduto aos padres alemães, para que pudessem continuar exercendo seu ministério. Sacerdotal. E os missionários da Sagrada Família foram substituídos pelos padres do PIME, que chegaram a partir de 1948.
Edgar Rodrigues

Nenhum comentário: