quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

45 anos da Provincia MSF de Java


A Província de Java: um crescimento impressionante

Escolasticado MSF em Yogyakarta, Java
Como vimos nas duas publicações anteriores (http://itacir-brassiani.blogspot.it/2013/01/45-anos-da-fundacao-da-prvincia-msf-de.html; http://itacir-brassiani.blogspot.it/2013/01/45-anos-de-fundacao-da-provincia-dos.html ), os Missionários da Sagrada Família se instalaram na zona central da ilha de Java (Indonésia) com o objetivo prioritário de estebelecer uma espécie de entre-posto missionário para acolher os missionários que chegavam da Holanda e se dirigiam a Kalimantan e para abastacer missão em suas necessidades materiais.

Com o passar do tempo, as circunstâncias mudaram e a presença, que deveria ser apenas transitória e estratégica, produziu frutos inesperados. Assim, em janeiro de 1968 as comunidades MSF de Java passaram a constituir uma nova Província. E não pararam de crescer, mesmo quando o governo indonesiano, a partir dos 30 anos da proclamação da independência frente à Holanda, sob pressão da maioria muçulmana, probibiu a entrada de missionários estrangeiros e obrigou os que já trabalhavam na Indonésia a escolher entre renunicar à cidadania de origem e voltar a seus países.

A reação da Igreja católica indonesiana a estas medidas discriminatórias foi um impressionante despertar vocacional. A Província MSF de Java também colheu destes frutos. O noviciado passou a acolher grupos de 10 a 20 candidatos a cada ano, e as ordenações também eram contadas em dois dígitos. Rapidamente, os missionários estrangeiros se tornaram minoria, e a Província foi assumindo um perfil asiático. E Java passou a enviar a Kalimantan os missionários que não podiam mais vir da Europa. Hoje, quase metade dos membros da Província de Kalimantan são originários da Província de Java!

Além disso, no final da década de 1980, a Província de Java estreou uma missão internacional, em Papua-Nova Guiné, infelizmente encerrada antes de completar 20 anos. Mas nos últimos anos, a Província enviou uma comunidade em missão à Ilha de Flores, tradicional reduto vocacional, onde atualmente trabalham quatro coirmãos. Mais recentemente, abriu outra comunidade missionária, desta vez eem Tanjung Selor, nordeste de Kalimantan, próximo às Filipinas. Além di bispo local, fazem parte desta comunidade oito missionários.

Uma das tantes celebrações coletivas de ordenação
Mas a Província de Java tem também uma presença significativa e reconhecida na Pastoral Famíliar. Entre os muitos especialistas que formou nos últimos anos nesta área, vários são assessores diocesanos e, inclusive, da Conferência Nacional dos Bispos, na Pastoral Familiar. Digna de menção é também o envio de coirmãos a outras Províncias MSF: dois estão atualmente nos EUA; três trabalham no Chile; três se preparam, na Alemanha, para uma futura missão naquela Província; um faz parte da Comunidade Missionária Internacional, na França.

No início do ano 2012, a Província Java contava 136 membros: 3 bispos, 105 padres, 3 irmãos e 25 professos temporários. Parabenizamos a Província de Java pelos 45 anos de existência como Província (criada em 01.01.1968) e agradecemos pelo testemunho de solidariedade e a entre-ajuda missionária à Congregação.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: