quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

45 anos de fundação da Provincia dos MSF em Java


Indonésia: a primeira missão ad gentes dos MSF (1)

No dia 1° de janeiro de 1968 foi criada oficialmente a Província de Java dos Missionários da Sagrada Família. Mas a presença na Indonésia – primeiro em Kalimantan e mais tarde em Java – já tinha uma longa história. Para marcar o aniversário desta Província viva e dinâmica, publico algumas notas escritas pelo Pe. Wim van der Weiden, MSF de origem holandesa, há mais de 40 anos em Java e nacionalizado indonesiano. O texto completo está publicado no livro Um tesouro escondido (Editora IFIBE, 2009, p. 127-154).

Atual sede da Provincia de Kalimantan, em Banjarbaru
Quando, em 1912, o jornal da cidade de Kaatsheuvel (Holanda) anunciou a vinda dos padres franceses de Grave, escreveu expressamente que a escola apostólica que eles iam atender tinha por finalidade formar missionários para a Indonésia, colônia holandesa.

O Pe. Trampe tentou sem êxito mandar os holandeses para os Estados Unidos e Uruguai. Em agosto de 1924, entrou em contacto com os padres capuchinhos que procuravam uma Congregação para ajudá-los na Indonésia, no leste da grande ilha de Bornéo (hoje Kalimantan, dezesseis vezes maior do que a Holanda!). As tratativas e a preparação duraram um ano e meio. Em janeiro de 1926 os três primeiros missionários partiram para lá.

A Indonésia foi a primeira missão ad gentes da nossa Congregação. Foi muito bem preparada pelo procurador missionário, Pe. Kouwenhoven, conhecedor do assunto e enérgico, que já tinha fundado uma associação de leigos interessados em ajudar espiritual e socialmente uma missão.

O pedido apresentado pelos capuchinhos em 1924 para que os Missionários da Sagrada Família assumissem uma parte territorial na ilha de Borneo/Kalimantan foi acolhido com alegria pelo Pe. Trampe. Sem considerar a fundo as dificuldades duma missão tão exigente, o Superior Geral não aceitou apenas os 200.000 km² que lhe foram oferecidos, mas achou melhor aceitar logo uma extensão territorial de 400.000 km²! E confiou essa tarefa missionária aos nossos confrades holandeses.

Em janeiro de 1926 os primeiros missionários partiram para lá. Um bom contrapeso à falta de planejamento do governo geral foi o padre holandês Kouwenhouven. Desde as primeiras discussões a respeito de aceitar a missão na indonésia, ele foi nomeado Procurador da missão, o que se constituiu numa bênção para a missão na Indonésia, durante cerca de vinte anos. Logo criou uma associação de benfeitores, fundou a procuradoria missionária e assumiu o atendimento dos missionários, até 1936 como Procurador, e depois até à morte, em 1944, como Superior Provincial.

Dom Demarteau, bispo emérito de Banjarmasin (Kalimantan),
falecido no dia 5 de dezembro de 2012
O trabalho missionário foi difícil naquele vasto território, pouco habitado. Embora dezenove padres, catorze Irmãos e nove Irmãs lá estivessem trabalhando nos primeiros tempos, o resultado era mínimo. Significativa para o futuro da missão foi a visita canônica feita pelo Pe. Kouwenhouven, como representante do Superior Geral, em 1929. Pareceu que se deveria assumir um posto missionário também em Java.

Na troca de idéias com o Vigário Apostólico de Jakarta, o Visitador chegou à conclusão que, para uma missão ser bem sucedida em Borneo, precisava dum ponto de apoio em Java a fim de conseguir o sustento material. Por isso, em 1932 os três primeiros missionários aportaram em Java, na cidade de Semarang, importante porto, destinada a sediar o ponto de apoio material e comercial à missão de Borneo. A história, porém, tomou outro rumo, pois a primeira paróquia de Semarang veio a ser o ponto de partida dum crescimento tão rápido que a Província de Java se tornou maior e mais importante do que a Província de Kalimantan.

Nenhum comentário: