domingo, 13 de janeiro de 2013

Fatos & Personagens: a destruição do haiti

Pastor Pat Robertson

A maldição haitiana

Em janeiro de 2010, um terromoto engoliu boa parte do Haiti e deixou mais de duzentos mil mortos.

No dia seguinte, Pat Robertson, telepastor evangélico, explicou lá dos Estados Unidos: o pastor de almas revelou que os negros haitianos eram os culpados pela sua liberdade. O Diabo, que os havia libertado da França, estava mandando a conta.

O terromoto havia sido o ponto culminante da longa tragédia de um país sem sombra e sem água, que havia sido arrasado pela voracidade colonial e pela guerra contra a escravidão.

Os amos destronados explicam isso de outra maneira: o vodu tinha e tem culpa de todas as desgraças. O vodu não merece ser chamado de religião. Não é nada além de uma superstição vinda da África, magia negra, coisa de negros, coisa do Diabo.

Terremoto: apenas mais uma tragédia
A Igreja Católica, onde não faltam fiéis capazes de vender unhas de santos e plumas do arcanjo Gabriel, conseguiu que esta superstição fosse legalmente proibida no Haiti em 1845, 1860, 1915 e 1942.

Nos últimos tempos, o combate contra a superstição corre por conta das seitas evangélicas. As seitas vêm do país de Pat Robertson: um país que não tem 13° andar em seus edifícios nem fileira 13 nos seus aviões, e onde são maioria os civilizados cristãos que acreditam que Deus fabricou o mundo em uma semana.

(Eduardo Galeano, Os filhos dos dias, L&PM, 2012, p. 27-28)

Nenhum comentário: