segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Fatos & Personagens: inconfidencias


A liberdade trai

A história oficial do Brasil continua chamando de inconfidências, ou seja, deslealdades, as primeiras rebeliões pela independência nacional.

Antes que o príncipe português se transformasse em imperador brasileiro, houve várias tentativas patrióticas. As mais importantes foram a Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, que em 1789 morreu no ovo, e a Inconfidência Baiana, que explodiu em 1794, em Salvador, e se prolongou durante quatro anos.

O único protagonista da Inconfidência Mineira que foi enforcado e esquartejado era um militar de baixa patente, Tiradentes. Os demais conspiradores, senhores da alta sociedade mineira fartos de pagar impostos coloniais, foram indultados.

A Inconfidência Baiana durou mais e chegou mais longe. Não apenas lutou por uma república independente, mas também pela igualdade de direitos sem distinção de raças.

Quando já tinha corrido muito sangue e a rebelião havia sido vencida, o poder nacional indultou os protagonistas, com quatro exceções: Manoel Lira, João Nascimento, Luís Gonzaga e Lucas Dantas foram enforcados e esquartejados. Os quatro eram negros, filhos ou netos de escravos.

Há quem acredite que a justiça é cega.

(Eduardo Galeano, Espelhos, L&PM, 2008, p. 160)

Nenhum comentário: