quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Fatos & Personagens: o extermnio dos povos originários da América Latina

Cuitláhuac, rei asteca

Armas bacteriológicas

Para a América Latina, o abraço da Europa foi mortífero. Morreram nove de cada dez nativos!

Os guerreiros mais pequeninos foram os mais ferozes. Os vírus e as bactérias vinham, como os conquistadores, de outras terras, outras águas, outros ares. E os índios não tinham defesa contra esse exército que avançava, invisível, atrás das tropas.

Os numerosos povoadores das ilhas do Caribe desapareceram desse mundo, sem deixar nem a memória de seus nomes, e as pestes mataram muitos mais do que os muitos mortos pela escravidão ou pelo suicídio.

A varíola matou o rei asteca Cuitláhuac e o rei inca Huayna Cápac, e na cidade do México foram tantas as suas vítimas que, para cobri-las, foi preciso derrubar as casas em cima delas.

O primeiro governador de Massachusetts, John Winthrop dizia que a varíola tinha sido mandada por Deus para limpar o terreno para os eleitos.

Os índios tinham se enganado de endereço. Os colonos do norte ajudaram o Altíssimo dando de presente aos índios, em mais de uma ocasião, mantas infectadas de varíola. “Para extirpar essa raça execrável”, explicou em 1763 o comandante sir Jeffrey Amherst.

(Eduardo Galeano, Espelhos, L&PM, 2008, p. 123)

Nenhum comentário: