terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Fatos & Personagens: Serafim de Sarov


Serafim de Sarov

Em 1759 nasceu em Kursk, rússia, Prochor Mosnin, que mais tarde veio a ser um dos personagens russos mais amados e foi canonizado pelo patriarcado de Moscou no dia 19 de julho de 1903, com o nome de Serafim de Sarov.

Aos 16 anos, Prochor foi em peregrinação às grutas de Kiev, e, em seguida, se entregou à orientação do starez Dositeo, no eremitério de Sarov. Ali assumiu a vida monástica com tal convicção que, ao fazer os votos, recebeu o nome de Serafim, que significa ‘ardente’.

Para viver com mais profundade a busca de humildade evangélica, obteve em 1794 a permissão de retirar-se na floresta circunstante, onde aprofundou, numa atitude de oração e de escuta das Escrituras, seu desejo de comunhão com Deus. Assim viveria doravante, no silêncio e no total isolamento, com poucos e breves momento de interrupção, até 1810.

Tendo sido intimado a voltar ao mosteiro, depois de viver cinco anos isolado na sua própria cela em Sarov, Serafim abriu sua porta e começou a missão de conselheiro espiritual, fruto de seus 37 anos de solidão e oração. Seu ministério tinha como meta aquilo que, para Serafim, era o objetivo da vida cristã: receber o Espírito Santo.

Profundamente pacificado pela profunda intimidade com Deus, à custa de grandes sacrifícios, Serafim se transformou num homem radiante, pascal, um starez competente e capaz de guiar muitas outras pessoas no crescimento espiritual.

Com a fundação de uma comunidade feminina nas proximidades de Sarov, Serafim passou os últimos anos da sua vida alternando oração e solicitude paterna pelas pessoas que lhe pediam orientação. Morreu no dia 1° de janeiro de 1833, e é recordado também pelo calendário anglicano.

(Comunità de Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 60)

Nenhum comentário: