domingo, 3 de fevereiro de 2013

As primeiras Provincias MSF


Aniversário das Províncias primogênitas

No dia 3 de fevereiro de 1936 a Congregação dos Missionários da Sagrada Família, até então composta de várias regiões mas juridicamente unida, foi dividida em quatro Províncias. Nasciam, no mesmo dia, as províncias da Alemanha, da Holanda, da França e da Polônia. É possível que, com esta decisão, foi também acelerado o progressivo distanciamento nacionalista e provincial que viria a se consolidar nas décadas seguintes.

Consideremos brevemente a atual realidade estatística destas Províncias. A Província da França tem 2 comunidades e apenas 11 membros (8 Padres e 3 Irmãos), dos quais um tem 57 anos, e todos os demais estão acima dos 72 anos de vida. O mais velho está com 89 anos. Vivem na Província ainda outros 3 membros que pertencem a outras Províncias mas fazem parte da Comunidade Internacional em Saint Jean de Bournay, e 2 membros da Província de Madagascar, que fazem cursos de especialização na França.

Atual Casa Provincial da Polonia
A Província da Holanda também conta, pelo menos formalmente, com 2 comunidades (uma espécie de estratégia para não desaparecer como Província), uma das quais está numa casa intercongregacional para religiosos idosos e doentes. A Província conta com 20 membros (19 Padres e um Irmão), todos acima de 72 anos de idade. O mais velho tem 93 anos.

A Província da Alemanha, que, junto com a Holanda foi uma das mais numerosas da Congregação e uma das que mais enviou missionários ao exterior, está hoje com 56 membros, distribuídos em 4 comunidades. Deste total de coirmãos, 22 vivem na casa para idosos mantida pela Província em Betzdorf. O membro mais novo da Província tem 48 e o mais velho tem 93 anos de idade.

A Província da Polônia, apesar das baixas sofridas na segunda guerra mundial, é de longe a mais potente do ponto de vista numérico. Sem contar os coirmãos que se incardinaram noutras Províncias, hoje a Província conta com 190 membros (169 Padres e 14 Irmãos), distribuídos em 18 comunidades, 7 das quais fora da Polônia. Vale a pena destacar as missões mantidas pela Província na Noruega, na Bielorússia, na República Tcheca e em Papua-Nova Guiné, além das comunidades na Alemanha, na Áustria, no Canadá e em Roma, e do envio de missionários a Madagascar. A Província conta ainda com 15 professos e 7 noviços.

Nenhum comentário: