sábado, 30 de março de 2013

Fatos & Personagens: Mat’ Marija Skobcova


Mat’ Marija Skobcova

No dia 31 de março de 1945 morreu em Ravensbrück, no campo de extermínio nazista, Elizaveta Jur’evna Pilenko, mais conhecida pelo nome que adotaria como monja, Mat’ Marija. Elizaveta nasceu em Riga, na Letônia, em 1891. Transferiu-se para São  Petersburgo e, durante a escola secundária e os primeiros anos de estudos universitários, participou do intenso debate intelectual e político que caracterizou a Rússia no início do século XX.

Sendo colega da poetisa Marina Cvetaeva, Elizaveta também gostava de poesia. Buscava ardentemente algo que pudesse satisfazer sua sede de justiça e, assim, se juntou aos primeiros revolucionários. Depois de celebrar segundas núpcias com um oficial da Armada Branca, Eslizaveta migrou com ele a Paris, em 1923. Lá teve contato com os maiores expoentes da ortodoxia russa no exílio (Bulgakov, Florivskij e, sobretudo, Berdjaev, Fedotov e o metropolita Evlogij).

Depois de atravessar uma profunda crise espiritual, Elizaveta pediu e obteve o divórcio, com a aprovação da Igreja Ortodoxa, e emitiu os votos monásticos em 1932. A monja Mat’ Marija – nome com o qual se tornará célebre na diáspora ortodoxa – fundou em Paris um mosteiro sui generis, dedicado à acolhida dos mais pobres, sobretudo dos migrantes russos na capital francesa.

Por causa da ajuda que frequentemente oferecia à fuga de crianças hebréias, Mat’ Marija foi presa em 1943 e, posteriormente, assassinada na câmara de gás do campo de concentração de Ravensbrück, oferecendo-se para substituir uma companheira de prisão. Com este seu último gestao, Mat’ Marija culminou uma vida totalmente doada, sem reservas, a todos aqueles a quem havia encontrado em seu caminho.

 (Comunità de Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 174-175)

Nenhum comentário: