sábado, 16 de março de 2013

Fatos & Personagens: São Patrício


Patrício da Irlanda

As Igrejas do ocidente recordam hoje São Patrício, evangelizador e primeiro bispo da Irlanda. Nascido em território britânico no ano 390, pouco antes de completar 16 anos Patrício foi capturado por piratas irlandeses que o venderam como escravo na Irlanda. Durante os seis anos de escravidão, Patrício trabalhou como pastor, e sua solidão foi preenchida por uma consoladora experiência da presença do Senhor ao seu lado.

Com esta forte experiência, Patrício fugiu da Irlanda e buscou preparar-se para a ordenação presbiteral. Neste período, provavelmente tenha passado algum tempo em algum mosteiro da França. Não se sabe se chegou a emitir votos, mas seu amor pelos mosteiros e pelos monges é amplamente conhecido. Para completar seu pouco conhecimento do latim, Patrício exercitou a leitura das sagradas escrituras, nas quais acabou descobrindo sua vocação de evangelizador, e isso o levará aos extremos confins da terra.

No ano 432 Patrício foi enviado à Irlanda como bispo. Durante trinta anos ele percorreu de ponta a ponta esta ilha, difundindo o Evangelho, fundando comunidades e organizando os diversos grupos de cristãos que já existiam. Foi desprezado por ser estrangeiro e criticado no próprio interior da Igreja por sua pouca cultura. Graças à sua grande humanidade e à sua paixão pelo Evangelho, Patrício conseguiu concluir com alegria a missão recebida, como testemunha em suas Confissões, um documento autobiográfico no qual narra com um estilo evangélico a própria experiência missionária.

Patrício morreu provavelmente em 461, mas não se sabe exatamente onde. Sobre sua vida floresceram muitas lendas, o que fez dele um dos santos mais amados da Idade Média. Sua memória é celebrada pelos católicos romanos, pelos anglicanos e pelos luteranos.

(Comunità de Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 156-157)

Nenhum comentário: