sexta-feira, 26 de abril de 2013

Fatos & Personagens: Avvakum


Avvakum e os mártires ‘velhos crentes’

No dia 14 de abril de 1682 Avvakun, histórico líder dos c ristãos russos conhecidos como ‘velhos crentes’ sofreu o martírio.

Na Igreja russa do século XVII, sacudida pela grave decadência moral do clero e animada por um profundo desejo religioso do povo, sucederam-se diversas tentativas de reforma espiritual, que às vezes provocaram confrontos violentos tanto entre o povo como com a hierarquia. Com a eleição do patriarca Nikon, posteriormente condenado pelo Concílio de Moscou de 1666, foram introduzidas reformas litúrgicas e disciplinares inspiradas na tradição grega que acabaram mexendo na vida cotidiana dos cristãos.

Avvakum e seus companheiros organizaram uma reação muito forte contra as reformas, chegando a expressões de fanatismo religioso. Por causa da obstinação com que se opuseram, foram condenados pelo Concílio de Moscou de 1666. Esse fato deu origem a um grande cisma no seio da Igreja ortodoxa russa. Até hoje os seguidores da ‘antiga fé’ são numerosos em toda a Rússia.

De 1667 a 1971, quando o Sínodo de Moscou suspendeu a condenação contra os costumes dos ‘velhos crentes’, estes soferem uma feroz perseguição por parte das autoridades políticas, às vezes apoiadas pela hierarquia eclesiástica de Moscou.

Avvakum nos legou um livro (Vita) que é documento excepcional e nos permite compreender a grandeza e a miséria de pessoas que, de qualquer modo, foram grandes testemunhas, dispostas a morrer por aquela que consideravam a genuína fé cristã. Por isso, é nosso dever recordar em nossa oração os ‘velhos crentes’, perseguidos e mortos por causa do ódio contra uma específica expressão religiosa.

(Comunità de Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 212)

Nenhum comentário: