segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fatos & Personagens: José Benedito Cottolengo


José Benedito Cottolengo

No calendário da igreja ambrosiana é recordado hoje José Benedito Cottolengo, padre e fundador das Casas da Divina Providência. Nascido em Bra, região de Cuneo (Itália), José Cottolengo, como tantos outrosjovens do seu tempo que aspiravam ao sacerdócio, enfrentou muitas dificuldades para estudar, especialmente por causa do fechamento dos seminários no período que se seguiu à revolução francesa.

Apesar disso, José Cottolengo conseguiu ser ordenado presbítero aos vinte e cinco anos de idade, em 1811, em Turim. Inicialmente, dedicou-se intensamente aos estudos teológicos, integrando-se numa congregação local de padres teólogos. Mas sua verdadeira vocação era outra...

Empenhado longamente num repensamento silencioso e difícil da estrada que percorria, José se encontrou com a dramática situação de uma pessoa doente que nenhum hospital, por diversos motivos, queria ou podia acolher. Assim, começou a criar, em 1827, um espaço de acolhida para todo tipo de doentes excluídos da sociedade: pobres e órfãos, doentes mentais e deficientes físicos.

Nos últimos quinze anos da sua vida, José Benedito deu curso a uma impressionante série de iniciativas caritativas, fundando Casas da Divina Providência e dando vida a uma Congregação de padres, irmãs e leigos/as dedicados ao apoio aos doentes mais marginalizados da sociedade. Ele foi um verdadeiro ‘gênio do bem’, como o definiu o papa Pio IX, pois revelou como a multiforme sabedoria de uma pessoa de fé pode encontrar respostas aos apelos lançados pela necessidade gritante dos últimos e dos abandonados.

Cottolengo morreu depois de ter contraído tifo, no dia 30 de abril de 1842. No momento da sua morte, as Casas da Divina Providência por ele fundadas haviam acolhido e tratado mais de seis mil e quinhentos doentes.

(Comunità de Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 217)

Nenhum comentário: