sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fatos & Personagens: Pedro Valdo


Pedro Valdo

Os dados sobre a vida de Pedro Valdo são escassos ou legendários. Todavia, são suficientes para delinear a fisionomia da Igreja que tem nele e nos seus primeiros companheiros sua origem. Ele e seus companheiros estão entre as mais convincentes testemunhas de radicalidade evangélica na Idade Média ocidental.

Valdo nasceu em torno do ano 1140, constituiu uma família numerosa e desenvolvia uma florescente atividade comercial en Lyon (França). Segundo seus biógrafos, para ele tudo mudou quando assumiu em primeira pessoa o apelo evangélico a vender tudo o que possuía, dar o dinheiro aos pobres e seguir unicamente ao Senhor. Valdo deixou tudo, inclusive a família, e se tornou um pregador pobre e peregrino do Evangelho.

O seu chamado à pobreza e à vida das primeiras comunidades cristãs atraiu numerosos companheiros, os ‘pobres de Lyon’ ou ‘pobres de Cristo’, e lhe deu o sobrenome de Pedro, em memória do primeiro entre os apóstolos. Incompreendidos e perseguidos por muitos bispos, os valdenses, diversamente dos franciscanos, se recusaram a submeter sua pregação a um preciso mandato da autoridade eclesiástica. Valdo estava convicto de que é a Palavra que julga a Igreja e constitui ministros todos os cristãos, e não vice-versa.

Por causa desta objeção, os valdenses foram condenados pelo Sínodo de Verona, em 1184. Tendo sido excomungados, os valdenses sofreram uma longa série de perseguições por parte dos demais cristãos, o que os levou, no século XVI, a aderir à Reforma Protestante, entrando em comunhão com as igrejas reformadas da Suíça e da França.

Pedro Valdo morreu em 1217, provavelmente na Boêmia, onde se desenvolvera uma robusta e florescente comunidade de ‘pobres de Cristo’. Atualmente a comunidade valdense está presente sobretudo na Itália, nos vales piemonteses que levam à França, e conta com dezenas de milhares de membros.

(Comunità de Bose, Il libro dei testimoni, San Paolo, Milano, 2002, p. 193-194)

Nenhum comentário: