segunda-feira, 29 de abril de 2013

O testemunho evangélico das Religiosas dos Estados Unidos da América


Contaminadas pelo feminismo radical?

As tensões da cúria romana com a Conferência das Religiosas dos Estados Unidos continua na pauta da Sede Apostólica e da imprensa leiga. Os homens da cúria estão convictos de que as religiosas norte-americanas foram irremediavelmente contagiadas pelo vírus do feminismo radical...

E eu pergunto: esses homens da cúria, assim como grande parte da hierarquia da Igreja, exclusivamente masculina, estão contaminados de que? Não estão tomados dos pés à cabeça pelo mortífero vírus do machismo e do patriarcalismo? Ou do medo da verdade e da liberdade, que acaba levando à incorência e à escravidão? Como os líderes religiosos acusados duramente por Jesus, não terão eles sequestrado a cátedra de Jesus, recusando-se a entrar no Reino e impedindo que outros/as sejam livres?

Expresso meu apreço e minha solidariedade s essas bravas irmãs que, não obstante as contradições que habitam todos/as os/as discípulos/as de Jesus, ousam tornar operoso e crítico o amor professado a Jesus Cristo, acolhendo aquilo que ele disse a Pedro: ‘Se tu me amas, cuida do meu rebanho!’ E o faço traduzindo e publicando esta versão feminina e atual das bem-aventuranças gritadas por Jesus.

Bem-aventuradas aquelas que trabalham para construir o pão da autonomia, da igualdade e da solidariedade; juntas, elas alimentarão a terra!
Ai daquelas que se deixam facilmente alimentar das migalhas que caem das mesas sagradas; elas paralisam o amadurecimento da Igreja!
Bem-aventuradas as mulheres apaixonadas pelo Evangelho de Jesus Cristo, que têm a coragem de ser-lhe fiéis não apenas em palavras e pensamentos, mas em ação e verdade.
Ai daquelas que dissociam seus pensamentos, do seu coração e das suas ações, pois acabam escurecendo a luz do Evangelho.
Ai daquelas que calam ‘para viver em paz’, pois elas ajudam a prolongar a opressão.
Bem-aventuradas as vítimas do poder patriarcal que encontram na violência, pois elas descobrem a força própria dos/as construtores/as da Paz.
Bem-aventuradas vocês, mulheres desprezadas por terem tomado a palavra, pois pela tenacidade de vocês a libertação vai sendo construída.
Infelizes serão vocês se deixarem-se seduzir por um discurso que as despojará irremediavelmente do sentido da luta. (Revista Spiritus 207, p. 233-234)

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: