domingo, 5 de maio de 2013

A Igreja, amada e dificil


Como és contestável para mim, Igreja! E, no entanto, como te amo! Como me fizeste sofrer! E, no entanto, quanto te devo! Gostaria de te ver destruída. E, no entanto, tenho necessidade de tua presença.
Deste-me tantos escândalos! E, no entanto, me fizeste compreender a santidade. Nunca vi nada de mais obscurantista, mais comprometido e mais falso no mundo. Mas também nunca toquei em nada tão puro, tão generoso e tão belo!
Quantas vezes tive vontade de bater em tua cara a porta de minha alma! E quantas vezes orei para um dia morrer em teus braços seguros! Não, não posso me libertar de ti, porque eu sou tu, mesmo não sendo completamente tu! Além disso, aonde iria eu? Construiria outra? Mas não poderia construí-la, senão com os mesmos defeitos, porque são os meus defeitos que levo para dentro dela. E, se a construísse, seria a minha igreja e não a Igreja de Cristo! E já estou bastante velho para compreender que não sou melhor que os outros.”
(Carlo Carreto)

Nenhum comentário: