sexta-feira, 19 de julho de 2013

Em memoria de um grande homem

Alguns testemunhos sobre o Pe. Ceolin

No dia 29 de Junho, depois de ter passado a tarde acompanhando o Ceolin no hospital (oportunidade que considero uma grande e imerecida graça), postei a seguinte mensagem no facebook: “Passei a tarde toda com o Pe. Ceolin, sozinho, acompanhando, rezando, ajudando naquilo que posso. Poucas palavras são possíveis. E nem são tão necessárias. É uma graça poder estar perto de uma pessoa que a gente ama e admira, acompanhando estes momentos de luta e de entrega... Que o bom Deus torne fofa a dureza do leito dele, mantenha seu coração sereno e o tome pela mão nessa última travessia. Ele parte sabendo que deixa um milhão de amigos/as, que muito lhe devem. Nós ficaremos, cientes de termos conhecido um homem, um cristão, um religioso, um missionário, um santo.

Depois de passar com ele também toda a manhã do domingo, postei na mesma rede social a seguinte notícia: “Ele continua muito lúcido, acompanha tudo, fala pouco, de vez em quando abre os olhos, geme muito. A pressão e a diabete estão bem, mas a pneumonia incomoda, martiriza. Sente muito falta de ar. Como ontem, na recepção da eucaristia ele mesmo puxou a frente balbuciando a oração. Mas é muito claro que, tendo feito generosamente a oferta da sua vida para vencer a morte, ele tem a impressão de que está demorando muito. Geme, mas não reclama. Ao meio-dia, antes de dixar o hospital e depois de, de diversos modos, sublinhar o amor e a dmiração que temos por ele, disse: “Vou a Santo Angelo. Até domingo, se Deus quiser. Se Deus quiser diferente, rogue por mim!” Ele abriu bem os olhos e me olhou e fez sinal afirmativo. Não tive coragem de fixar olhar dele... Mas esse olhar me ecompanha, mesmo que não consiga dizer o que significa... Só me resta agradecer a Deus por ter conhecido e convivido com esse homem plenamente humano, testemunha de fé e de amor generoso. E por ter podido passar com ele esses intensos momentos...”

Ainda profundamente comovido pela partida do Pe. Rodolpho Ceolin, partilho algumas das muitas manifestações que, em poucos dias (entre o dia 29 de junho e 3 de julho), como resposta às duas pequenas notas que havia publicado. E fico me perguntando: se todas as pessoas que o conhecem e admiram pudessem se manifestar, quantos milhares de manifestações nos chegariam?

Um ser humano único

“Tenho acompanhado as notícias sobre a saúde do Pe. Ceolin. Um ser humano único. Ele está sempre em nossas orações e sempre vou me lembra da lúcidez dele ao me aconselhar." (Ediney Birck, Porto Alegre) "Meu mestre, no sentido exato da palavra. Rezo por ele." (Eliseu Sfalcin, Santa Rosa) "Tenho lembranças agradáveis deste que foi um dos meus mestres, voz suave tranquila, mas com palavras sábias e oportunas. Rezarei por ele..." (Wilson Schuh) “Saber do Padre Ceolin me toca profundamente, me emociona, pelo carinho e admiração que sinto pela pessoa que é... O meu amigo! Estou em constante oração... Que Deus dê a ele muito mais forças, porque fé sei que ele tem..:” (Maria Carolina, Santo Angelo) “Continuo em comunhão e oracão com este amigo querido, corajoso e muito, muito franco... Que Deus em sua imensa bondade tenha compaixão deste amigo querido e torne tão leve quanto possível esses momentos.” (Marly Marchetti, Santo Angelo)

Abençoado Pe. Ceolin: exigente, compassivo, impulsivo, doce, (pa)terno, profeta... E tantas outras atitudes poderiam ser elencadas. Das pessoas que mais nos marcam, ele deixa impressos, na memória afetiva, traços peculiares. Homem bom, que soube amar e compreender de tantos jeitos... Imenso carinho e gratidão pelas tantas (trans) formações que este homem me possibilitou.” (Odailso Berté, Goiânia) “Rezo pelo Pe. Ceolin, meu grande amigo, pessoa que eu admiro.” (Claudio Forratti, Santo Angelo) "A vida me presenteou quando Pe. Ceolin foi meu amigo e formador. Deu-me colo de pai nas crises da juventude. Deu coração de mãe e sabedoria de vida que às quais recorro até hoje quando preciso. Pe. Ceolin "foi tão humano que só pode ser Divino".... Não queria que minhas filhas perdessem a oportunidade de conhecer esse homem, que é uma riqueza da história... Mas Deus é quem sabe." (Clecimar Zaparolli, Guarapuava)


“Pe. Ceolin, um grande amigo." (Loreni Schneider, Santo Angelo) "É uma graça ter um amigo, como Pe. Ceolin. Eu sou agraciado por ter encontrado esta figura humana... A amizade com o Ceolin brotou como fruto de uma longa experiência de muitos encontros e de uma profunda meditação nestes anos todos de proximidade... Deus seja louvado pela vida desse nosso ‘pajé’ MSF" (Pe. José André da Costa msf, Passo Fundo) "Só nos resta continuar rezando e pedindo a Deus pela saúde do nosso companheiro, amigo e Mestre Pe. Ceolin, que tando fez pela nossa Comunidade da Paróquia Sagrada Família. Que Deus alivie a sua dor!" (Paulo Roberto Amaral, Santo Angelo)

Um homem de Deus

“Pe. Ceolin, um homem de Deus que conquistou respeito e admiração pelo profundo exemplo de doação e fé... Permanecemos em oração.” (Ilsa Maria Cortes, Santo Angelo) “Do Pe. Ceolin, aprendi dele a ter fé e confiança na misericórdia e poder de Jesus. Senhor iluminai os seus passos assim como o sol ilumina todos os dias o amanhecer. Obrigado por tudo Senhor, por termos conhecido este homem de fé profunda.” (Ivone Scneider, Santo Angelo) "Louvado seja o senhor Deus pela pessoa maravilhosa do Pe. Ceolin. Será mais um anjo olhando por nós" (Sueli Malakoski) “Existem Homens que palavras não conseguem dizer realmente o que são e foram, e o Pe. Ceolin é um destes grandes homens de Deus.” (Hermes Marchetti, Santo Angelo) “Estamos em sintonia com a prece. Lembramos e admiramos mto Pe. Ceolin. Homem de Deus!” (Ir. Nair Peruzzi, Santo Angelo) “Pe. Ceolin, sei que o senhor está muito doente... Quero muito bem ao senhor, pela sua profunda espiritualidade, experiência e vivência dos valores que permanecem. Rezo, pedindo que o bondoso Deus derrame sobre vós as graças que necessitais neste momento da vida.” (Ir. Ivone Schneider, Santo Angelo)

Um homem coerente

"Mantenho um carinho especial pelos Missionários da Sagrada Família (todos que passamos pela formação carregamos isso como um carimbo na alma!), e o Pe. Ceolin é uma das referências mais positivas que encontrei desde minha chegada à Congregação, em 1996... Se já temos um santo na terra, teremos um intercessor no céu!" (Antônio Ramos, Dourados, MT) “Quando o tive como formador na Vila Lucas Araújo, pude ouvir vários de seus testemunhos, pude ver na prática que era incansável, um homem admirável por suas atitudes. Estava aberto a qualquer conversa a qualquer hora, era um pai zeloso. Estava sempre estudando, não se negava em ajudar, sempre envolvido em alguma luta, ou era na saúde como conselheiro ou em algum movimento ligado a comunidade. Que Deus tenha compaixão de todos nós, perdoe nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém. Rezemos pela saúde de nosso amigo e fiquemos na espera notícias, que Deus faça o melhor." (Astério Riffel, Passo Fundo) "Tenho a maior admiração por este autêntico missionário. As suas ações sempre foram respeitadas por todos cristãos que dele se aproximaram." (Mário Moretto, Santo Angelo) "Pe. Rodolfo Ceolin foi meu professor e Prefeito na divisão de maiores. Grande mestre, grande músico, grande pessoa, um Padre com ‘P’ maiúsculo." (Marcos Brod, Santa Rosa)

Ispiração, dor e coração

"Acredito que neste momento, a vida do Pe. Ceolin deve ser uma motivação para os MSF olharem o passado com vistas para o futuro. Peço a Deus que o exemplo de amor e dedicação do Pe. Ceolin os ajude a prosseguir sua missão de estar próximo dos que estão longe... O que podemos fazer, senão transformar esse momento em certeza de que a vida dele não foi gasta em vão?... Me uno em oração pela vida do Pe. Ceolin. Sempre vi o nosso fundador nele... Aprendi muito com ele.” (Carlos César Pereira de Souza, Goiânia) "Que dor... Muita dor! Tem pessoas que não poderiam sofrer e nem morrer. Pe Ceolin é uma dessas pessoas.... Em oração é só o que posso fazer... Amo-o muito!" (Inez Maciel, Entre-Ijuis, RS) "Lembro deste homem, humilde e grande de coração. Vou incluir ele nas minhas orações.” Luís Moresco)

Acolhedor e pastor

Hoje em minhas celebrações tive que misturar alegrias e tristezas. Sentimentos estranhos. Lembrei-me dos 50 anos de ordenação presbiteral dos padres Vicente Eutenuer e Heribert Stahl. Mas a imagem do Pe. Ceolin, de quando eu o conheci, em 1997, no encontro de seminaristas da província, foi ele que acolheu no Seminário de Santo Angelo Nazaré Paniago e eu, que representávamos a comunidade de Goiânia. Eu sempre o admirei... (Pe. José Ronalde Nogueira msf, Patu, RN) “Ele me deu muita força para superar tudo o que passei, sempre com uma palavra amiga e de conforto. Com certeza estamos nesta corrente de oração por ele, e Deus está com e por ele. Amigos para sempre...” (Noeli Griebler Meurer, Santo Angelo)

“Nós, da comunidade do Bairro Castelarin, temos colocado o Pe. Ceolin nas nossas orações. Nós temos por ele um carinho especial, porque conviveu muitos anos conosco. Gostei de ouvir uma vez um casal de idosos dizendo que gostavam muito de participar das missas que ele celebrava, porque “as palavras do padre velhinho penetram no coração da gente”. Pedimos a Deus para que possamos vê-lo de novo na próxima Romaria de Nossa Senhora da Salette.” (Heloísa Dorneles, Santo Angelo)

Conselheiro e guia espiritual

"Pe. Ceolin: homem justo, que sempre soube dar a palavra certa na hora certa, apaixonado pelo Mestre, nunca temeu testemunhá-lo com palavras nem teve preguiça de testemunhá-lo com obras... Ele muito me ajudou nestes oito anos de Carmelo, verdadeiro pai, que em todo o período formacional e mesmo depois me indicou o caminho do céu, isto é, da verdade, da justiça, da paz e do amor. Ensinou-me que para transformar o mundo primeiro deve se empreender a difícil labuta de transformar o próprio coração. Dói saber que em breve não o teremos mais respirando o ar que respiramos, mas conforta saber que na medida que os sofrimentos de Cristo crescem para ele, cresce também a sua consolação por Cristo, e em breve estará contemplando face a face o Amado a quem sempre serviu.” (Ir. Milagros Aranda, Santo Angelo)

Como Pedro e Paulo

Poucos minutos antes de receber a notícia do falecimento do Pe. Ceolin, recebi do nosso querido familiano e colaborador, as seguintes comoventes linhas: “Se eu começasse a descrever meus sentimentos não só neste momento de sofrimento dele, mas ao longo dos meus meus mais de 50 anos de convivência, uns muito próximos, outros um tanto distantes fisicamente, mas nunca espiritualmente, precisaria um novo Atos dos Apóstolos. Para mim, o Pe. Rodolpho é um Pedro e um Paulo redivivos, ora dirigindo a pusillus grex, a pequena comunidade cristã da província, como Pedro, ora pregando o bom combate, como o Paulo missionário para estar perto dos que estão longe... Para mim, mais do que para João Paulo II, por que não proclamar nosso inesquecível confrade "santo súbito"?... (Bertilo Brod, Erexim)

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: