sábado, 20 de julho de 2013

Mais depioimentos sobre o Pe. Rodolpho Ceolin msf

Que a memória desta vida não se perca!

Não se trata de ignorar os limites que marcam a vida de todo mortal, mas de não deixar que se perca a herança viva que o Pe. Ceolin passa às gerações que vieram depois dele. E penso que devemos aproveitar exatamente este tempo, fertilizado e regado pela saudade que seu desaparecimento deixou. Partilho agradecido um segundo conjunto de testemunhos sobre o Ceolin, enviados a mim logo depois que se espalhou a notícia da sua morte.

Grande homem e religioso

“Meus sentimentos pelo falecimento do querido Pe. Ceolin. Grande religioso e missionário. Estou em comunhão com a Congregação.” (Ediney Birck, Porto Alegre) “Acabo de receber a notícia da morte do Pe. Ceolin. Na semana passada, em Passo Fundo, as Irmãs me falaram que ele estava no Hospital e estavam rezando por ele. Deus o buscou... Grande homem, de admirável dedicação, doação, uma presença muito querida e desejada. Participo da dor, na esperança da alegria de toda a Congregação.  Minha prece e que ele nos ajude. “ (Ir. Maria Alcídia Guareschi, Roma) “Dolorosa notícia, mesmo para quem não conviveu com o Pe. Ceolin. Mas quem o conhece de longa data, sabe que é uma perda muito grande para toda a igreja. Com certeza nossos aniversários não serão mais os mesmos sem as mensagens do  Pe. Ceolin...”  (Idevino e Isete Locatelli, Blumenau)

Testemunho de serenidade e dedicação

“Lamento a perda deste grande homem, consagrado a serviço do Reino. Pessoas como ele fazem a diferença e deixam um vazio, mas também um testemunho de fidelidade e doação e que a vida vale a pena!” (Ir. Inelve Balbinot, Santo Angelo) "Meus sentimentos. Foi um grande amigo, companheiro, mestre... Obrigada, Ceolin, por tudo..." (Ir. Henriqueta Mezzomo, Venezuela) "Meus sentimentos a toda família dos Missionários da Sagrada Família pela perda desse grande missionário, um exemplo de serenidade, dedicação, doação a ser seguido. Pe. Ceolin, descanse na paz do Senhor e olhe por nós." (Teodósia Schaefer, Itapiranga, SC) “Meus sentimentos de pesar pela partida do bom padre Ceolin! E também meus parabéns pelo bom confrade que vocês tiveram por tanto tempo, bondoso, amigo e dedicado! O bom Deus o recompense com a felicidade eterna!" (Ir. Hugo Bruno Monbach, Altamira, PA) “Nossos sentimentos a todos os missionários da Sagrada Família. Nossa família está muita grata por tudo que este mestre passou para nossos filhos...” (Toloca Riffel, Pinhalzinho SC)" Um grande exemplo de sabedoria, ternura e compaixão para todos nós." (Jandir Pauli, Passo Fundo)

Exemplo de bondade

"Que exemplo de vida, caráter e personalidade! Sei que foi em paz." (Daniel Casarin, Santo Angelo) "Lamento! Era um exemplo de bondade! Que Deus pai de eterna bondade prepare uma tenda bem linda pra ele!” (Ivete Stumpf, Curz Alta) "Estou me sentindo muito consternado pelo ocorrido. Foi e sempre será meu mestre." (Eliseu Elias Sfalcin, Santa Rosa) “Fiquei muito comovido ao saber da morte do caro coirmão Pe. Rodolpho Ceolin. Durante minha visita ao sul do Brasil, ele mostrou uma profunda compreensão humana, um juízo maduro, unidos a uma excepcional fraternidade. Era verdadeiramente um pai, um pai espiritual. Descanse em Deus! A toda a Província Brasil Meridional, minhas condolências e os sentimentos da Província da Alemanha.” (Pe. Egon Faerber msf, Alemanha)

Uma referência insuperável

"Lamentamos a perda. Pe. Ceolin foi e continua sendo uma referência. Permanece a admiração!" (Volmir Brutscher, João Pessoa, PB) “Ingressei na Congregação em 1986 e, na minha imaturidade juvenil, não tinha condições de entender o que se passava na recôndita existência dos coirmãos. Lendo agora suas anotações sobre o padre Ceolin, penso no quanto ele conseguia, mesmo frágil, sair de si em favor dos outros. À época via-o como Superior Provincial - eu era seminarista - tomando-o como o homem forte que guiava-nos infalivelmente, tal a segurança que me passava. Em 1992, quando eu era noviço, um dos momentos mais marcantes aconteceu quando o padre Ceolin foi falar-nos de suas fragilidades para que assumíssemos as nossas! Foi encantador. Cada vez o admiro mais.” (Antônio Dari Ramos, Dourados, MT) “Sentimento muito grande pela perda de nosso amigo Ceolin. Ao mesmo tempo, quero agradecer por todo bem que realizou, e os exemplos de amor deixados a cada uma e cada um de nós." (Henriqueta Mezzomo, Venezuela)

Uma vida oferecida a Deus

“Agora, já se encontra definitivamente no abraço amoroso de Deus Pai. Rezarei pelo Pe. Ceolin, seus familiares, e pela Congregação que entrega seu coirmão que viveu intensamente o carisma de Pe. Berthier.” (Ir. Bernadete Weircih, Roma) "Nosso querido missionário partiu ao encontro de Jesus, Maria e José, que ele anunciou com tanto amor ao longo de sua vida. Como poderei expressar em palavras a história desse homem que fez de sua vida uma entrega a Deus? Pe. Rodolfo Ceolin deixa saudades e muitos amigos que conquistou pelo seu exemplo de doação e fé. Nos unimos aos seus familiares e coirmãos nesse momento de dor. Os escritos revelam o homem de Deus que foi nosso querido Pe. Ceolin. Partiu num momento especial, em que todos os coirmãos se encontram reunidos em Capítulo... Que o bom Deus o acolha com carinho..." (Ilsa Maria Cortes, Santo Angelo)

Grande padre e religioso

“Minhas condolências à Congregação, que perdeu um grande sacerdote e religioso. Pe. Ceolin foi meu grande amigo, um anjo que enxugou minhas  lágrimas de sangue em meu Getsêmani, quando precisei abandonar a Congregação... Requiscat in pace.” (Darcy Sehn) "Pe. Ceolin, descanse em paz! Você cumpriu sua missão.... Você foi importante para mim.... Olhando para você parecia que Deus estava mais perto." (Cláudio da Silva Forratti, Santo Angelo) "Uma grande dor e um vazio... Com certeza o céu precisava dele para algo muito melhor, que não entendemos e não sabemos... Um amado, Pe. Céo!" (Inez Maciel, Entre Ijuis, RS) "Sentimento que me invade é que por ele não é preciso rezar uma missa de REQUIEM. Mas um TE DEUM LAUDAMUS." (Marcos Brod, Santa Rosa) "Descanse em paz, Pe. Ceolin. O povo de Santo Ângelo nunca esquecerá seus ensinamentos." (Marlene Freitas, Santo Angelo)

Enfrentou a morte com dignidade

“A doença tira nossas forcas e traz falta de ânimo, e não foi o que aconteceu com nosso querido Pe. Ceolin. Nada impediu que ele se despedisse dos confrades, amigos, funcionários e famíliares. Veja como ele estava cheio do amor de Deus!...  Ele levou uma mala cheia de amor, esperanca, fé, caridade, e deixou todos tristes com sua passagem para perto do Pai. Imagino a festa que ele provocou no céu: Pe. Celsão, Pe. Lourival e Pe. Arnaldinho abracando o amigo e acolhendo com o Pai esse missionário assumido, seguidor dos passos de Jesus Cristo. Isso conforta nossos coracöes..." (Vera Lúcia Montenaro, Rio de Janeiro) "Entregou a Deus o que restou. Com certeza, muito dele está espalhado no coração de muitos paroquianos e pessoas a quem fez tanto bem. Isso jamais morrerá. Deus seja louvado pela dignidade que ele viveu até na morte." (Liane Roratto, Goiânia)

Viveu intensamente o que anunciou

“Parabéns aos queridos Missionários da Sagrada Família por terem este confrade - o Pe. Ceolin - entre suas fileiras. Eu pressentia que sua passagem e sua entrada na Páscoa eterna seria esta semana... Tenho certeza que já está festejando lá, onde nós também queremos estar. O bom Deus o tenha na luz de sua face. Solidariedade a todos os MSF.” (Ir. Rogéria Cadó, Santo Angelo) "Descanse em paz, Pe. Ceolin. E nos ilumine sempre com sua graça" (Cecília Piasson, Cunha-Porã, SC) "Com o coração batendo forte, tristeza, lágrimas nos olhos, fica a lembrança dele celebrando o missa e o pai (ministro da eucaristia) ao seu lado. Bons tempos que não voltam mais..." (Maria Renato Filipin, Altamira, Pará) "Sem dúvida, o Pe. Ceolin viveu com intensidade o Evagelho que ele com tanto fervor anunciou. Descanse em paz !" (Hermeto José Riffel) “As lágrimas teimam em correr pela minha face.. Os santos não morrem... Os fortes são abençoados com a vida eterna! Bendito Pe. Ceolin..." (Inez Maciel, Entre-Ijuis)

Humildade e coerência

“Acabo de saber da páscoa do Pe. Ceolin. Lembro que a última vez que estive em Santo Angelo, como estava fazendo alguns exames médicos o encontrei também em uma fila esperando sua vez... Dizia que seus coirmãos queriam que fosse a Passo Fundo e fazer os exames, ao que ele respondeu: “Um pobre nao pode ter estes previlégios e espera pelo SUS!...” Exemplo de entrega na realidade do cotidiano. Parabéns a vocês que em nossos tempos têm um tão grande santo na Congregação. E a nós todos que participamos da Comunhão dos Santos.” (Ir. Maria José de Jesus, Bolívia) "Quiero recordar al Pe. Ceolin en este día y agradecer a Dios por haberlo conocido y poder compartir con él muchos momentos agradables. Muy importante en mi discernimiento y en mi entrega al Señor. Bendiciones para él y un recuerdo siempre grato de la comunidad Sagrada Familia. Que Deus premie aquele homen santo que deu sua vida por seus semelhantes. Uma benedición pra todos voces." (Marco Antônio Paredes, Chile) "Obrigado Senhor, por ter tido a graça de conviver com o Pe. Ceolin. Estou com o coração apertado. É uma mistura de saudade e a certeza de que o veremos de novo, e de que enquanto isso não acontece, ele estará intercedendo por por nós. Descanse em paz, e que a luz perpétua o ilumine. Pe. Colin, rogai por nós!" (Carlos César Pereira de Souza, Goiânia)

Um amigo sem fronteiras

“Não sei nem o que dizer, porque a dor é tamanha em ver um amigo partir. Uma pessoa que, apesar da grande diferença de idade, se tornou meu grande amigo, meu confidente. Tanto que, na maioria das vezes, nem me dava conta de que estava falando com um senhor tão velhinho... Uma pessoa sábia e ao mesmo tempo dura, que me ensinou muitos valores religiosos, mas também o essencial da vida, mostrando sempre que o que vale é ter firmeza nas palavras e pureza no coração... Hoje meu coração chora sua partida, amigo, mas tenho a certeza de que cumpriste com louvor tua missão, que foste um filho amado de Deus e um autêntico missionário. Só tenho que agradecer a Deus por ter convivido contigo todos esses anos de amnizade. Vai ficar um vazio, vais fazer uma falta enorme, mas tenho certeza que Deus já estava preparando um lugar especial para ti... Até algum dia, ‘velhinho’ (somente eu podia te chamar assim!). Com todo o meu amor, carinho e respeito.” (Maria Carolina, Santo Angelo, durante o velório do Pe. Ceolin)

Amigo e  intercessor no céu

“Recebi com pesar a notícia da páscoa do querido Pe. Rodolfo Ceolin... Na primeira missa que ele celebrou com os familiares em Carlos Gomes, Jaguari, a primeira da qual participei, senti o chamado do Senhor para ser padre. Lembro-me que fui a pé junto com a nonna Santa e a tia Minda... Como tinha as pernas mais curtas, aquela viagem me parecia interminável. E nunca mais esqueci aquele momento. Pe. Rodolfo sabia disso. Por isso era mútua nossa afeição e amizade... Perdemos um grande amigo na terra e ganhamos um forte intercessor no céu...” (Dom Edson Damian, Bispo de São Gabriel da Cachoeira, AM)

Nenhum comentário: