sexta-feira, 18 de outubro de 2013

XIII Capitulo Geral MSF

Já está chegando a hora de ir...
Missa no dia de hoje
Há alguns minutos encerramos os trabalhos do XIII Capítulo Geral. Formalmente, a assembléia continua até o próximo domingo, quando será oficialmente concluída, durante uma solene celebração eucarística, em plena Jornada Mundial de Oração pelas Missões. De fato, o dia livre que teremos amanhã não é um vazio, mas uma oportunidade para ampliar ou reforçar os laços de fraternidade que nos unem em torno do carisma, apesar das diferenças (geracionais, culturais, nacionais, etc.).
A assessora e os/as tradutores/as
Começamos o dia, como sempre, com a celebração eucarística, hoje preparada pela região Asia-Madagascar. O calendário litúrgico nos lembra o evangelista São Lucas, companheiro e discípulo de Paulo. O poeta italiano Dante Alighieri, na sua Divina Comédia, se refere a Lucas como “scriba mansuetudinis Christi”. Pois é graças ao evangelho que brota da sua pena que descobrimos um Jesus misericordioso, atento aos últimos. É Lucas que nos fala do pastor que procura a ovelha perdida, do pai misericordioso, do ladrão arrependido, do bom samaritano... E também da presença de tantas mulheres na vida de Jesus.
Trabalho da regiao das Américas
Ao menos em alguns aspectos particulares, Lucas está próximo da nossa experiência. Como nós, ele não encontrou nem conheceu Jesus fisicamente. Como nós, ele aderiu a Jesus Cristo graças à pregação de alguém que também não havia conhecido pessoalmente Jesus. Oxalá possamos descobrir, como ele, a ternura e a compaixão do Deus de Jesus. Como ele, apreciemos a oração e amemos o Sonho de Deus para o seu povo, e a ele nos dediquemos de corpo e alma, dando o melhor de nós mesmos.
Pe. Bogdan (secretario geral do Capitulo)
Iluminados e acompanhados por essa grande figura da vida cristã, começamos nossos trabalhos reunindo-nos em grupos regionais (Europa, Américas, Asia-Madagascar), com uma tarefa bem precisa: discutir como passar a experiência e as inspirações deste Capítulo aos nossos coirmãos; descobrir como operacionalizar nas regiões as decisões e linhas operativas que o Capítulo definiu; sugerir nomes de coirmãos que possam compor as diversas Comissões que o novo Governo Geral deverá nomear futuramente.
O capitular mais idoso (Pe. Groot, 79 anos)
Depois de partilhar a reflexão e as sugestões em plenário, passamos à leitura e aprovação do Documento do Capítulo, resultado da colaboração ativa de todos, repito, de todos os capitulares. O texto foi aprovado parte por parte e, depois, em conjunto, por unanimidade. Em breve vocês receberão este Documento, mas quero transcrever aqui as primeiras frases da introdução e as últimas frases da conclusão.
O capitular mais pesado (Pe. Gisching)
“Nós, Missionários da Sagrada Família, vivemos, no XIII Capítulo Geral, uma profunda experiência de fraternidade e comunhão que nos ajudou a superar as fronteiras de Província e de língua. Depois destas três semanas de oração, escuta, reflexão e discernimento, temos a alegria de partilhar com todos os coirmãos ao menos alguns dos frutos cultivados e amadurecidos nessa assembléia capitular.”
“Queremos apresentar de novo a imagem de Mt 9,35-38. Movido pela divina compaixão, Jesus percorria as cidades e aldeias ensinando, anunciando a boa notícia do Reino e curando todas as doenças. Totalmente imerso nesta missão, Jesus toma consciência de que as exigências da missão são superiores às suas forças, e recomenda aos discípulos que peçam ao Senhor da messe mais operários. Na medida em que nós formos Missionários da Sagrada Família sintonizados com o nosso tempo, abrasados de paixão pelo Evangelho e pelo povo, poderemos pedir e esperar do Senhor os trabalhadores que a Igreja e o mundo de hoje necessitam.”
Ocupamos a tarde com algumas comunicações. Num primeiro bloco, informações e lembretes sobre as Linhas Gerais para Formação, as Linhas para a Pastoral das Vocações e o Estatuto dos Amigos dos Missionários da Sagrada Família. Uma segunda parte foi dedicada à informações sobre o processo de beatificação do Pe. Berthier e sobre a construção de uma capela sobre a sepultura dele. E terminamos o dia com uma ampla avaliação, em três momentos: pessoal, comunitário e em plenário.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: