quinta-feira, 17 de outubro de 2013

XIII Capitulo Geral dos MSF

Passo a passo, pouco a pouco, e o caminho se faz!
Ontem eu não escrevi nada, mas hoje me recuperei, e estou enviando o informativo em dose dupla... Estou um pouco cansado, mas não quero me recolher ao leito sem partilhar, mesmo que sumariamente, o que andamos fazendo neste dia que já é quase véspera do encerramento de uma assembléia que já se prolonga por mais de duas semanas.
Celebramos hoje a memória de Santo Inácio de Antioquia, homem da primeira geração dos mártires cristãos. Ele é famoso pelas cartas de estímulo e animação que escreveu aos cristãos perseguidos pelo império Romano e pelo expresso desejo de ser devorado pelos animais aos quais seria entregue como o trigo se desfaz sob a pressão das moendas.
Não pela memória deste mártir mas por causa do ingente trabalho da comissão de sistematização do “Documento Final” do Capítulo, a maioria do grupo teve uma manhã de folga. Mas à tarde retomamos os trabalhos em plenário. A primeira atividade foi a apresentação da estrutura e das modificações operadas pela comissão de distematização nos documentos apresentados pelos diversos grupos temáticos.
No meu modo de ver, em geral os textos estão, em parte, muito genéricos e doutrinais, e, em parte, muito normativos e pragmáticos. Mas expressam o pensamento médio dos membros da assembléia e, talvez, da Congregação. Os textos voltaram a ser trabalhados pela comissão, especialmente no que toca à introdução e à conclusão, e serão solenemente apresentados e votados, parte por parte, amanhã.
Em seguida, passamos a discutir a proposta de criação do “Fundo Solidário da Congregação”. A reflexão sobre a constituição deste Fundo remonta aos capítulos gerais de 1995 e 2001, mas uma primeira proposta concreta foi elaborada somente pela Comissão para as Missões, em 2009. A idéia foi apresentada e discutida no Conselho Amplo da Congregação, em 2009. A Província da Alemanha levou a sério a proposta e a tomou como um dos temas do Capítulo Provincial de 2012. Depois, a Província alemã comunicou sua posição favorável à  criação de um “Fundo de Solidariedade” e ofereceu um primeiro rascunho do projeto.
A proposta, aprovada pelo capítulo com uma única abstenção, é a seguinte: “Instituir um Fundo Solidário da Congregação, com a contribuição diferenciada de todas as Províncias, administrado pelo Governo Geral e colocado a serviço das Províncias mais necessitadas, especialmente para a formação inicial e permanente e para as missões. O regulamento para a constituição, a administração e o uso deste Fundo será posteriormente proposto pelo Governo Geral, com a ajuda de um Grupo de Trabalho, e submetido à discussão e aprovação do Conselho Amplo da Congregação, na sua sessão de 2015.”
Estes foram os trabalhos do dia. Sente-se já o clima característico do fim de um evento. A fraternidade cresceu, os rostos estão mais relaxados, a imaginação já voa às terras amadas. Apenas os coirmãos eleitos para o novo Governo Geral começam e sentir o peso das decisões que os esperam. Ainda não é hora de fazer o balanço final, mas para mim está bastante claro que os esforços empreendidos valeram a pena.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: