sexta-feira, 11 de outubro de 2013

XIII Capítulo Geral MSF

Novos passos de um processo de discernimento

São 22:00 e só agora consegui um tempo para sentar e partilhar algo sobre os dois últimos dias do Capítulo Geral. Espero terminar e enviar este “jornal” antes da meia-noite. Venho de uma longa reunião com a equipe central do Capítulo. As discussões foram intermináveis em torno da questão do processo de discernimento para eleição do novo Superior Geral, que acontecerá amanhã (festa de Nossa Senhora Aparecida). O ponto de discordância foi o processo de sondagem, especialmente a questão de dar ou não dar a palavra aos que aparecem na lista da sondagem a fim de que possam se pronunciar antes da eleição prá valer.
Em viagem a Orvietto: uma parada
Ontem, como já havia anunciado na quarta-feira, fizemos um passeio a Orvieto, cidade de origens antiquíssimas, situada na região da Umbria e construída sobre um penhasco. Naquela região viveu o povo etrusco, um dos povos pré-romanos, dos quais se encontram vestígios (como profundos poços com mais de 80 metros) de mais de três mil anos. Um dos pontos turísticos que visitamos foi a belissima e imponente catedral, toda construída com pedras de travertino (da região) e de basalto (trazido da Espanha). As colorações branca e cinza destas pedras, sobrepostas em camadas regulares, dão ao templo uma beleza única. E isso sem falar nos afrescos, inclusive do famoso Beato Angélico. É nesta catedral que se conserva e venera o corporal do milagre eucarístico de Bolsena (ocorrido no ano de 1363), fato que está na origem da catedral, cuja construção iniciou alguns anos depois, no período em que o Papa Urbano IV morava na cidade.
A bela "Duomo" de Orvietto
Partimos de Roma cedo (8:30) e permanecemos em Orvieto até às 16:00. Na parte da manhã, a chuva fina atrapalhou um pouco nosso roteiro. O almoço foi especial, e se estendeu por mais de duas horas... À tarde, um grupo de brasileiros, malgaches e chilenos descemos ao “Underground”: um conjunto de mais de 1000 galerias escavadas pelos habitantes da cidade na idade média para instalar diferentes oficinas e serviços (já que a superfície construída sobre o penhasco estava super-habitada). Nestas galerias a população instalou moendas de oliva, criação de pombas, e tantas outras coisas mais. Não se preocupem: visitamos apenas uma dezena de galerias... Voltamos a Roma no finalzinho da tarde, cansados e satisfeitos.
Dedicamos boa parte do dia de hoje à segunda revisão dos textos de inspiração e propostas elaborados pelos cinco grupos temáticos. Cada grupo apresentou seu documento, lendo pausadamente linha após linha. Em seguida, as “Comunidades de Discernimento” tiveram alguns minutos para comentar e criticar o texto, tanto em geral como nos pontos particulares. Depois, cada Comunidade expressou em plenário suas observações, que foram cuidadosamente anotadas e acolhidas pelo grupo que apresentou, a fim de melhorar o documento. Em geral, as porpostas apresentadas revelaram uma sensível evolução positiva. Este trabalho se estendeu praticamente por todo o dia. Somente no final da tarde foi possível iniciar o processo de discernimento para as eleições.
Um almoço pra ninguém botar defeito...
Como o processo de elaboração das propostas, também o processo de discernimento para a eleição do Superior Geral é complexo e exigente. Num primeiro momento, as Comunidades de Discernimento refletiram sobre duas questões: 1) Levando em conta a atual situação da Congregação, que perfil de governo geral necessitamos (Intelectual? Acolhedor? Propositivo? Ousado? Decidido? Etc.)? 2) Em relação a este perfil, quais são as qualidades essenciais que os membros do Governo Geral devem apresentar? No momento seguinte, cada Comunidade de Discernimento partilhou suas reflexões na assembléia. Por fim, a assessora ofereceu algumas recomendações para a etapa seguinte: a postura ética de quem busca informações junto aos colegas sobre os coirmãos que deseja que componham o Governo Geral; a atitude de quem é abordado para dar informações; o sagrado respeito à honra e dignidade de cada coirmão; etc. Amanhã este processo prosseguirá, com novas etapas.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: