sábado, 5 de outubro de 2013

XIII Capítulo Geral MSF

Conferindo a bagagem para a próxima etapa da caminhada
Chegamos ao fim da primeira semana de trabalhos do XIII Capítulo Geral. Na parte da manhã, depois da apresentação de um breve relatório do Ecônomo Geral, as “Comunidades de Discernimento” (grupos de partilha) tiveram a oportunidade de propor os elementos mais relevantes que emergem desta semana de escuta, os pontos que não podemos deixar de levar para a próxima semana, quando nos dedicaremos a projetar os próximos anos da Congregação, depois de uma conferência de fundo, sobre a necessidade de ler o momento histórico que
vivemos e identificar os sinais dos tempos mediante os quais Deus nos fala hoje.

É importante lembrar que o Documento Capitular, elaborado pela Comissão Preparatória do Capítulo e enviado anteriormente a todos os capitulares e demais coirmãos, já propõe algo nesta perspectiva. Mas no plenário foram sublinhadas as seguintes questões, entre outras: a) A necessidade de acompanhamento (no envelhecimento, na solução das dificuldades, no processo de crescimento); b) Clarear o conceito e a perspectiva de missão devemos desenvolver hoje, passando de estretégias e planos de missão para a missão permanente; c) Superar o fechamento provincialista e avançar na perspectiva da congregacionalidade; d) Enfatizar as comunidades internacionais como forme de superar os muros e fronteiras; e) Pensar a missão num contexto de globalização, no qual também o velho mundo é terra de missão; f) Repensar o papel do Governo Geral; g) Refletir sonte a forma de vida nas comunidades para os tempos atuais.
Para surpresa de muitos, conseguimos chegar ao final da semana com a agenda prevista plenamente realizada. É verdade que, nalguns momentos, o cansaço era visível: foram apresentados ao todo 16 relatórios; as diversas línguas sempre exigem mais atenção; o próprio clima estava um pouco pesado, muito abafado. Mas vencemos a agenda e até pudemos terminar antes, usufruindo de uma tarde de descanso extra, neste sábado. Um prêmio nada desprezível para o empenho e a disciplina. Com isso, tive tempo de acompanhar alguns coirmãos numa desejada visita à Casa Geral e a algumas igrejas históricas no centro de Roma.
No fim da tarde, um desafio especial enfrentado pelo Governo Geral foi organizar as cinco “Comissões Temáticas” (leitura da realidade atual; vida em comunidade; missão e evangelização; família e vocação; reestruturação das Províncias), levando em conta os critérios de língua, interesse, representatividade regional e pertença provincial. Um verdadeiro quebra-cabeça... Mas conseguimos! São muitas as expectativas em relação ao trabalho que nos espera na próxima semana. Na passagem para esta segunda etapa do processo capitular, levamos na bagagem um punhado de informações, preocupações e propostas.
Mas nem só de oração, de escuta e de reflexão se faz um Capítulo. Tudo isso é fundamental, mas também reconhecemos a importância de propor e assegurar momentos de convivência e de confraternizaço. Assim, tanto na noite do primeiro dia (terça-feira), como do dia de ontem (sexta-feira), nos reunimos para bons momentos de conveniat. Em tais ocaisões, não falta uma boa bebida e sobra conversa. Nem parece que viemos de lugares tão distantes e falamos línguas tão diferentes...

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: