sábado, 30 de novembro de 2013

A Palavra na vida

(Mt 4,18-22) Fechamos o ano litúrgico com um sereno sorriso, desfazendo o tom preocupado das últimas semanas. O mês e o ano terminam celebrando a festa de um apóstolo (e que apóstolo!): André, irmão de Simão Pedro, discípulo de João Batista e companheiro de João evangelista. Segundo a tradição crsitã, foi André quem evangelizou o oriente cristão, e no primeiro milênio os dois irmãos, Pedro e André, eram os padroeiros das duas igrejas irmãs, a latina e a ortodoxa. Hoje, a memória de um destes apóstolos nos oferece uma preciosa indicação para compreender em qual direção devemos andar para repropor com credibilidade a nossa fé: partindo de novo da pregação dos apóstolos. A mensagem do Evangelho, inserida numa história complexa e nem sempre brilhante, chega a nós às vezes presa a uma complexa rede de tradições e culturas que hoje podem até obscurecer sua vivacidade e esplendor. Repartir da fé apostólica significa, concretamente, voltar às raízes do anúncio, simplificá-lo, reformulá-lo com uma linguagem compreensível ao homem contemporâneo. Somente assim saberemos dar glórias ao Senhor que habita a história e que esperamos na glória. (Paolo Curtaz, Parola & Preghiera, novembro/2013, p. 208)

Nenhum comentário: