sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Hans Küng

O meu último amém

A nossa vida é breve, a nossa vida é longa, e com grande admiração estou diante de uma vida, que teve as suas reviravoltas inesperadas, e também a linearidade de um caminho: uma vida de mais de 31 mil dias, bonitos e escuros, iridescente, que me trouxe muitas experiências, para o bem assim como para o mal; uma vida diante da qual eu posso dizer: foi bom assim.

Eu recebi incomensuravelmente mais do que pude dar: todas as minhas boas intuições e as minhas boas ideias, as minhas boas decisões e ações me foram dadas, possibilitadas pela graça. E mesmo onde eu decidi erroneamente e agi mal, Tu me guiaste de modo invisível. Peço-Te perdão por tudo onde eu errei.

Agradeço-Te, inaferrável, oniabrangente e todo dominante, princípio original, sustento original e sentido original do nosso ser, que nós chamamos de Deus;
Tu, o grande mistério indizível da nossa vida;
Tu, o infinito em toda finitude;
Tu, o inexprimível em todo discurso nosso.

Eu te agradeço por esta vida com todas as suas escuridões e estranhezas.
Eu te agradeço por todas as experiências, as claras e as obscuras.
Eu te agradeço por tudo o que foi exitoso,  e por tudo o que no fim tu transformaste em bem.
Eu te agradeço porque a minha vida pôde se tornar uma vida exitosa, não só para mim, mas também para aqueles que puderam participar desta vida.

O plano sobre o qual corre a nossa vida com todas as suas errâncias e reviravoltas só Tu o conheces.
Não podemos reconhecer desde o princípio essa Tua intenção conosco.
Não podemos ver, como Moisés e os Profetas, o Teu rosto neste mundo.
Mas, assim como Moisés na cavidade da rocha pôde ver às suas costas o Deus que passava,
Assim também nós, retrospectivamente, podemos reconhecer e experimentar a Tua mão, ó Senhor, na nossa vida;
Reconhecer e experimentar que Tu nos sustentaste e nos guiaste e que o que nós mesmos decidimos e fizemos sempre de novo foi por Ti reconduzido ao bem.

Ponho o meu futuro, com abandono e confiança, nas Tuas mãos.
Poderia ser de muitos anos ou de poucas semanas.
Alegro-me por cada novo dia que eu recebo como dom e confio a Ti, cheio de confiança, sem preocupação e angústia, tudo o que me espera.
Tu estás no início do início, e no centro do centro, assim como estás no fim do fim, e no fim dos fins.
Agradeço-Te, meu Deus, porque és misericordioso,  e a tua bondade dura para sempre. Amém. Assim seja! 


Hans Küng
(Teologo catolico  de origem suiça, 85 anos)

Nenhum comentário: