terça-feira, 31 de dezembro de 2013

A Palavra na vida

(Jo 1,1-18) Último dia do ano... Hoje, dominados pela ansiedade de preparar a ceia de revelion e pela urgência do rito simpaticamente pagão da passagem de ano, do adeus ao ano que termina e das boas vindas ao ano novo, poucos pensam na oração... Quase todos esperamos, ilusioriamente, que o ano que se inicia seja diferente, que marque uma virada... Esperamos que seja assim, mas, como nos recorda a liturgia, isso não é o essencial. A visão cósmica de João, que lemos no evangelho de hoje, o resumo de tudo que ele escreve já no fim da vida e coloca no início do seu explêndido evangelho, nos oferecem a perspectiva adequada. O tempo é o lugar onde se realiza a salvação, o lugar que Deus nos oferece para que nos conheçamos a nós mesmos e reconheçamos sua presença, para que entendamos o que devemos fazer nesta terra. Hoje somos convidados a fazer uma memória do ano que termina, ano difícil ou complexo, fim de uma etapa e novo início para a Igreja, que somos convidados a reler e interpretar à luz da fé. Assim, podemos recitar o “glória” que encontramos no Salmo e cantar o “te Deum”, o reconhecimento de que Deus é o Senhor da história e dizer-lhe, se quiser, pode ser também senhor da nossa, da minha pequena história. História que Deus enche de luz. Obrigado pelo tempo que nos deste, Senhor. E por aquele que nos ainda darás. (Paolo Curtaz, Parola & Preghiera, dezembro/2013, p. 210)

Nenhum comentário: