domingo, 16 de março de 2014

Reflexões do Pe. Ceolin (9)

Os alicerces ou pilares da Comunidade religiosa

Quando e por quê uma Comunidade religiosa começa a ruir? A solidez de uma Comunidade religiosa reside nas mesmas características das primeiras comunidades cristãs: perseverar na doutrina dos apóstolos; frequentar o templo e participar das orações; partilhar os bens; amar-se e respeitar-se reciprocamente.
Perseverar na doutrina dos apóstolos significa manter-se como comunidade a serviço do Reino de Deus. E isso implica, entre outras coisas: perseverar no seguimento de Jesus Cristo; manter-se fiel à finalidade e ao carisma da Congregação; cultivar a espiritualidade específica; mentar-se no espírito, nos objetivos e ensinamentos do Fundador; planejar a vida e a ação apostólica da Comunidade.
Frequentar o templo e participar das orações significa constituir comunidades de fé e de oração, ser uma comunidade litúrgica, eucarística, que se alimenta na fé e na oração. Os primeiros cristãos reuniam-se diariamente para a fração do pão em memória do Senhor, a Eucaristia; para ouvir os ensinamentos dos apóstolos, a Palavra; para rezar uns pelos outros e pelos apóstolos; para louvar a Deus com alegria e simplicidade de coração; para partilhar a experiência de Deus e buscar conjuntamente sua vontade. O que isso sugere às comunidades religiosas?
Partilhar os bens significa pôr em comum tudo o que temos e tudo aquilo que viermos a receber. E mais: por-se a serviço, ser disponível, desacomodar-se; assumir responsavelmente as tarefas que nos cabem; aprimorar dons, capacidades e talentos; capacitar-se e atualizar-se em vista da missão que recebemos ou para a qual poderemos ser convocados.
Amar-se e respeitar-se reciprocamente significa construir comunidades de amor e respeito mútuo. E isso implicana vida de comunhão fraterna, que, em grande parte, depende dos três pilares anteriores. A superação do individualismo auto-suficiente desrespeitoso e desleal, do isolamento indiferente ou agressivo, é favorecida pela perseverança na doutrina, pela participação nas orações e eventos comunitários, pela alegre partilha dos bens, das responsabilidades e da vida.
Quando é que uma Comunidade ou uma Província começa a desabar? Em muitos casos, um barco começa a ir a pique em razão de pequenas avarias, de rachaduras insignificantes. Pequenos descuidos e desleixos podem levar a grandes catástrofes... Uma casa pode ruir por causa de pequenas infiltraçõesd de água nos alicerces...
Por onde começa a maioria das disistências da vida consagrada? Seria verdade que alguns nem mesmo entraram nela de fato? Não quero acusar nem duvidar da sinceridade de ninguém. “Antes, arranca a trave que está no teu olho... Deixa que os outros apontem o cisco que está no teu próprio olho...”

Pe. Rodolpho Ceolin msf

(Meditação escrita pelo Pe. Ceolin provavelmente no final dos anos 90 e não publicada. Faz parte de uma série de manuscritos que ele me confiou amavelmente nos últimos meses da sua vida)

Nenhum comentário: