quarta-feira, 2 de abril de 2014

Um testemunho do Pe. Ceolin

Hoje lembramos nove meses da partida do nosso amigo Pe. Ceolin. Celebremos a data recordando mais um dos seus inesqueciveis testemunhos.

Pistas para encarnar a espiritualidade da Sagrada Família

No início do ano 2000, respondendo à pergunta sobre quais seriam as atitudes e práticas mais importantes a serem desenvolvidas pelos junioristas na dimensão da espiritualidade, o Pe. Rodolpho Ceolin, então formador dos junioristas em Santo Ângelo, propunha uma lista interessante, mesmo sem a pretensão de ser sistemático nem exaustivo. Um denominador comum: “Para que vivam de acordo com sua identidade de consagrados e Missionários da Sagrada Família.”
Um primeiro conjunto de capacidades e atitudes está mais ligado ao aspecto propriamente teologal da espiritualidade. “A capacidade de contemplação do mistério e da ação da Trindade. A escuta, o silêncio e o diálogo com Deus (deserto interior). A prática do abandono dócil e amoroso ao Espírito. Exercitar-se na leitura orante da Bíblia.”
Mas há um segundo bloco, mais relacionado com uma espiritualidade humanista e encarnada na vida pessoal. “O hábito de confrontar-se com Jesus Cristo e, à luz da sua Palavra e da sua Ação, aprender a discernir evangelicamente (à maneira dele)  o próprio viver. Ações concretas de amor-doação aos coirmãos como humilde servidor. A prática do perdão. Simplicidade, cordialidade, respeito com os demais (ser deveras humano). Hábito de cultivo pessoal e comunitário a partir do Plano de Formação, do Projeto Político-Pedagógico, do Projeto de Vida e do Plano Estratégico da Província.”
E há um terceiro conjunto de atitudes e capacidades, este mais vinculado ao mundo social e pastoral, o que revela uma concepção de espiritualidade que tem a ver também com a dimensão socio-pastoral da vida cristã e com a ação. “Inserção pastoral evangelizadora entre as pessoas mais humildes e pobres. Engajamento em pastorais sociais e movimentos populares. Ardor missionário e gosto pelo Carisma, prontidão para ir “àqueles que estão longe”.
Interrogado sobre o sabor, o sentido e a força que estes valores e práticas tinham na sua própria caminhada de vida, o Pe. Ceolin dá um belo testemunho, que merece ser relido e recordado frequentemente. Este testemunho pessoal é ainda mais relevante se levarmos em conta que ele estava então com 70 anos, e era, de longe, o mais idoso em meio a um grupo de formadores cuja idade não passava dos 40 anos.
“Confesso que vivo muito aquém do que proponho e almejo aos demais. Todavia, sou sincero em dizer que sempre que tenho assumido com determinação o cultivo pessoal, o silêncio, a oração, a entre-ajuda fraterna, encontrei luzes e forças para ser fiel à Vida Consagrada e superar crises cruciais. Testemunho também que vi muitos coirmãos fraquejarem vocacionalmente em razão do abandono ou do desleixo em se cultivarem com afinco.”
E continua, com uma bela afirmação sobre o caráter pedagógico e espiritual da inserção nos meios populares: “O fato de, no passado recente, ter ido à inserção e me aproximado bastante do povo sofrido, contribuiu muito para que me sinta mais Missionário da Sagrada Família. Com isso cresceu em mim grande apreço à vida religiosa. Antes, me sentia muito padre; hoje, mais religioso, mesmo sendo presbítero.”
Em seguida, sempre recorrendo à experiência pessoal, o Pe. Rodolpho estabelece um vínculo entre o crescimento no seguimento de Jesus Cristo e frente aos superiores: “Vem crescendo em mim a postura de discípulo de Jesus. E em meu viver sempre procurei ser dócil ao Espírito. Isto me tem sido de grande valia. Por experiência, tornei-me convicto de que, sendo dócil aos “superiores” e à voz dos coirmãos, Deus age providencialmente na nossa vida.”
E conclui, com uma serena consciência de si mesmo e reconhecida ponderação: “Reconheço e confesso que, tanto eu como qualquer coirmão, quando assumimos o que somos e zelamos pelo nosso cultivo, tornamo-nos instrumentos mais valiosos nas mãos de Deus e da Província. Também nos tornamos pessoas mais felizes e realizadas.” Belo testemunho que pode nos alimentar e iluminar no próximo encontro dos formadores da Província.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: