quarta-feira, 9 de julho de 2014

Dom Estanislau: breve biografia

DOM ESTANISLAU AMADEU KREUTZ:

RETALHOS DA BIOGRAFIA DE UM PASTOR

Natural de Santo Cristo, ESTANISLAU AMADEU KREUTZ, filho de Jorge Kreutz e Catharina Gertrudes Puhl Kreutz, nasceu no dia 1º de julho de 1928. Foi lhe dada a graça de viver 86 anos.
A família de Jorge e Catharina Kreutz era formada por 13 filhos. Pela graça de Deus surgiram 7 vocações religiosas franciscanas e duas vocações sacerdotais, padres diocesanos: Estanislau e Ivo José.
Estanislau foi ordenado padre diocesano no dia 28 de novembro de 1954, em Santo Ângelo (RS). Como padre, no ano de 1955, exerceu o ministério de vigário paroquial em Tucunduva. De 1956 a 59 foi pároco de Campina das Missões e de 1960 a 63, assumiu a reitoria do seminário diocesano de Cerro Largo.
Nos anos de 1963 a 1967 dedicou-se aos estudos de pós-graduação em Roma, estudando sociologia religiosa. Fez, também, o curso superior de língua francesa no Instituto Católico de Paris e o doutorado em teologia sistemática na Universidade de Santo Tomás, em Roma.
De 1968 a 69 desempenhou as funções de professor de teologia no Seminário Maior de Viamão, RS, e em Porto Alegre, além de ser Assistente dos Seminaristas da Diocese de Santo Ângelo. Nos anos de 1970 a 71 foi reitor e professor no Seminário Pe. Adolfo Gallas, em Santo Cristo.
Em junho de 1972 foi nomeado bispo auxiliar de Santo Ângelo, pelo Papa Paulo VI. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 17 de setembro, na igreja matriz de Santo Cristo (RS), com o lema Alegres na esperança (Rom 12,12). Nomeado bispo diocesano de Santo Ângelo, em dezembro de 1973, pelo Papa Paulo VI, assumiu o seu encargo, no dia 24 de fevereiro de 1974. Exerceu o ministério episcopal na Diocese durante 31 anos. Seu pedido de renúncia da condição de bispo titular da diocese foi aceito pelo Papa João Paulo II em junho de 2004; tornando-se, então, bispo emérito na Diocese.
Nos 31 anos de exercício do ministério episcopal, Dom Estanislau, além de continuar a dinâmica pastoral criada por Dom Aloísio, acompanhou zelosamente a caminhada do povo de Deus e favoreceu o desenvolvimento de iniciativas pastorais promissoras na Diocese Angelopolitana. Motivou a formação de novas comunidades. Criou 10 novas paróquias, realizou vários roteiros de visitas pastorais às paróquias e comunidades, ordenou 154 padres diocesanos e religiosos. Apoiou o projeto Igrejas-Irmãs, incentivou os ministérios leigos, favoreceu a animação vocacional, acompanhou com solicitude especial a formação presbiteral, participou da criação do Instituto Missioneiro de Teologia, valorizou com especial atenção a formação de lideranças pastorais. Entusiasmou a caminhada do povo de Deus com sua presença de Pastor.
Entre os livros que escreveu merecem destaque: Três Santos Mártires das Missões, com 11 edições; Reduções Jesuítico-Guaranis, com 3 edições.
A devoção aos Santos Mártires das Missões e o seu amor à história missioneira é uma das preciosas heranças que Dom Estanislau nos deixou.

ALGUMAS MARCAS DE SUA PERSONALIDADE

Quando padre, já desde os primeiros anos de ministério, ele se caracterizava como amigo do povo, alguém que se aproximava com facilidade das pessoas e famílias. Foram se consolidando algumas marcas: a alegria, o otimismo, o bom humor, a capacidade de contar histórias e estórias, sua responsabilidade e dedicação nas missões que lhe eram confiadas!
Quando Bispo, conseguiu ser o bom pastor junto ao povo de Deus da Diocese missioneira e missionária de Santo Ângelo, cuja história ele tão bem conhecia, divulgava e amava profundamente. Muita gente deve ter guardado algum relato sobre Dom Estanislau: sua bondade e generosidade, sua gentileza em fazer visitas, sua invejável memória de lembrar o nome das pessoas e dos acontecimentos, seu permanente exercício de ouvir, dialogar, propor, decidir e assumir. Cabe destacar seu discernimento profético em 1988, em situação sócio-política delicada, cedendo espaço da área do santuário de Caaró para acampamento do MST.
Quando Bispo Emérito, a partir de agosto de 2004, continuou sendo essa presença de fiel servidor do Reino. O testemunho de alguém que perseverou nesse jeito de ser muito humano, de equilibrar coração e razão, de vivência alegre de um fiel discípulo missionário. Durante o longo período de sua enfermidade, no altar de sua cama, foi profundamente “paciente na tribulação”. Seu lema episcopal só poderia ser mesmo: alegres na esperança!
Cremos que a preciosa semente que ele espalhou enquanto viveu frutificará abundantemente. Como diz a Escritura: seu corpo será sepultado em paz e o seu nome viverá através das gerações. Proclamemos a sabedoria e a bondade que ele recebeu de Deus, e celebremos juntos o louvor por sua vida.

Histórico da vida de Dom Estanislau proclamado na concelebração exequial,
organizado por Ir. M. Rogéria Cadó FDC,
a partir de diversos testemunhos
07 de julho de 2014

Nenhum comentário: