terça-feira, 19 de agosto de 2014

Reflexões do Pe. Ceolin

O que significa ser discípulo de Jesus Cristo?

Este texto é sequência de outro, já publicado anteriormente (http://itacir-brassiani.blogspot.com.br/2014/07/um-ano-sem-o-pe-ceolin.html) 
Ser discípulo de Jesus significa, antes de tudo, colocar-se a caminho e aprender do seu modo de viver. O seguimento de Jesus e o discipulado compreendem algumas atitudes fundamentais: conhecer Jesus; amar Jesus; seguir os passos de Jesus; fazer aleiança com Jesus.
Ser discípulo significa conhecer Jesus
Conhecer Jesus não significa decorar textos, datas e fatos da vida dele. Conhecê-lo significa antes de tudo, encontrá-lo. Trata-se de um encontro pessoal com a pessoa de Jesus. “Meus olhos viram a salvação/o salvador...” (Lc 2,29). “No dia seguinte, João vê Jesus que vem ter com ele e diz: eis o Cordeiro de Deus...” (Jo 1,29). “Que procurais?... Mestre, onde moras?... Vinde e vede!... Eles foram e viram onde ele morava e ficaram com ele...” (Jo 1,38). “Encontramos o Messias!... Pode vir coisa boa de Nazaré?... Vem e vê!...” (Jo 1,41-46).
Conhecer Jesus significa também escutá-lo, ouvi-lo. “Ouve, Israel, o Senhor, teu Deus!” (Dt 6,4). “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Lc 14,35). “Quem é de Deus, ouve a palavra de Deus” (Jo 8,47). “Ide contar a João o que vistes e ouvistes...” (Mt 11,4). “Maria, aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra...” (Lc 10,39). “Vinde ver um homem que disse tudo o que eu fiz!... Nós cremos, pois nós próprios ouvimos...” (Jo 4,29). “Bem-aventurada você, que acreditou no que lhe foi dito!...” “Eu te bendigo ó Pai, porque revelaste estas coisas aos pequeninos...” “E vós, quem dizeis que eu sou?...”
Para conhecer experiencialmente a Jesus é preciso achegar-se a ele, tornar-se íntimo dele, desejá-lo como amigo e confidente, no silêncio. “Vou seduzir-te... Vou levantar-te ao deserto e conquistar teu coração” (Os 2,16). Este conhecimento de Cristo é dom de Deus, dom do Espírito Santo: é preciso pedi-lo com fé e sinceridade. José e Maria são os que melhor o conheceram. Eles podem nos ajudar!..
Em nossa vida, por vezes, achamos que o sucesso na pastoral nos virá através de muitos cursos de especialização, e esquecemos que o sucesso virá mesmo é do entusiasmo por Jesus Cristo, pela sua causa, pelo seu projeto.
Ser discípulo significa amar Jesus
Para amá-lo, precisamos efetuar a conversão do nosso coração (centro e lugar das decisões). É preciso que nosso coração seja sempre mais habitado por Cristo. É mister desenvolver em nós os sentimentos de Cristo, não ter medo de sentir afeto e ternura por ele, pela pessoa dele.
“Assim como o Pai me amou, eu também amei vocês” (Jo 15,9). É para a pessoa dele, para si mesmo que ele aponta. “Segue-me!... Quem ama seu pai e sua mãe mais que a mim, não é digno de mim...”
“Pedro, tu me amas?” (Jo 21,15). O discipulado é para toda a vida. A aprendizagem não tem fim. Precisamos chegar ao ponto de ele nos cativar, de apaixonarmo-nos por ele. Para tanto, ajuda-nos contemplá-lo, ouvi-lo, observar o que ele faz e como age nas cenas dos evangelhos.
Ser discípulo significa seguir os passos de Jesus
Ser discípulo é seguir Jesus com alegria, e não com desalento. Não serei eu o primeiro a deixar pai e mãe, bens, barcos e redes para segui-lo por amor e fé. Tantos fá o fizeram antes de mim! Uma vez conhecido e amado, tendo-o encontrado como amor maior da minha vida (tesouro escondido e pérola preciosa!), sorei capaz de ir com ele até à cruz!
“As aves do céu têm ninhos, as raposas tem covas, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça... Eu nasci numa estrebaria, sou de Nazaré, de classe humilde... Sou manso e humilde de copração... Queres seguir-me de verdade?!”
Ser discípulo significa fazer aliança com Jesus
Jesus é a maior manifestação do amor de Deus. “Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho... Tendo Jesus amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim...” Reconhecendo que isso ocorreu por pura gratuidade, por misericórdia sem limites, e vendo que Jesus, da encarnação à cruz, solidarizou-se conosco e, apesar das nossas fidelidades, nos perdoou e redimiu, brota em nós uma resposta totalizante: a fé e o amor.
Desta resposta de fé e de amor, do conhecimento interno da pessoa de Jesus, brota expontaneamente a adesão à aliança de amor que ele nos oferece e que buscamos viver no discipulado, na vivência da comunhão fraterna segundo seus ensinamentos e seu exemplo. E, como consequência do amor a ele, engajamo-noss no projeto do Reino, que é Vida e Liberdade para todos .
Assim vivendo, com os olhos  do coração fixos em Jesus Cristo, e deixando-nos conduzir com docilidade pelo Espírito Santo, se realizará em nós a humanização, a cristificação, a divinização: seremos filhos e filhas tal como o Pai sempre sonhou. É assim que chegaremos a formar Cristo em nós!

Pe. Rodolpho Ceolin msf

Nenhum comentário: