sábado, 29 de novembro de 2014

Fim e começo

Quase não dá para acreditar!...
Para o calendário litúrgico das comunidades cristãs católicas, hoje é o último dia do ano 2014, ano que começou em dezembro de 2013. Como todos os tempos marcados pela percepção de um fim, o dia de hoje poderia comportar uma forte chamada de atenção, uma ameaça com julgamentos implacáveis, uma lembrança sofre a brevidade e a fugacidade da vida, um arrogante desprezo ou uma condenação implacável do mundo e uma celebração da “cidade de Deus”.
Enretanto, não me parece esse o tom da Palavra de Deus que nossa tradição litúrgica escolheu para este dia (Ap 22,1-7; Lc 21,34-36). Confesso que fiquei profundamente comovido com a luz e o alimento que ela me brindou na meditação que acabo de fazer, no amanhecer deste dia. É tanta confiança, otimismo e esperança que quase não consigo acreditar. A beleza e a profundidade são tamanhas que não consigo expressar adequadamente.
É verdade que Lucas começa chamando-nos a tomar cuidado, a permanecer vigilantes, a não trocar a sensibilidade espiritual pela gula, pela embriaguez e pelas muitas preocupações que nos aprisionam de modo repentino e implacável, como tarrafa lançada sobre um indefeso e distraído cardume de peixes. É preciso exercitar a oração como um caminho que nos mantenha vigilantes e fortaleça nossos pés, para estarmos de pé e a camino diante do Filho do Homem, que vem, que está vindo desde sempre.
Mas essa vigilância não tem nada a ver com apreensão e medo. Trata-se de manter os olhos da fé limpos e abertos para reconhecer e acolher a visita de Deus e o advento do seu reino entre os pequenos. Em meio a mil dificuldades que ameaçam derrubar e imobilizar as comunidades cristãs, João levanta os olhos e alarga os horizontes. E nos convida a ver coisas maravilhosas, inacreditáceis. Ele as descreve a seu modo e no seu horizonte cultural e espiritual, mas o que ele quer e que nós vejamos os sinais que discretamente nos rodeiam e envolvem.
Exilado na ilha de Patmos, profundamente sintonizado com as dores de parto e a fecundidade da fé das suas comunidades, o velho evangelista vê coisas impressionantes: uma cidade, no centro da qual estão os tronos de Deus e do Cordeiro; um rio de água viva, brilhante como cristal, brotando destes tronos; plantadas nas duas margens desse rio, árvores da vida, que produzem frutos todos os meses do ano e oferecem folhas que curam; os servidores de Deus a ele prestando culto, vendo sua face e a refletindo em seus próprios rostos; não há mais noite nem maldade, nem lâmpadas nem sol, porque o próprio de Deus é a luz que tudo ilumina...
Coisa maravilhosa e impressionante! Na cidade de Deus, útero no qual somos regenerados, mas também geramos e sustentamos a cidade dos Homens, não há templo, nem altar, nem sacerdotes! Tudo isso é transitório! Na meta final que nos atrai e inspira, os buscadores de Deus, todos os homens e mulheres de boa contade, têm a surpresa e a graça de vê-lo face a face. A face de Deus resplandece na face dos filhos e filhas de Deus! Por isso, olhando uns para os outros, amando-nos e servindo-nos reciprocamente, contemplamos e servimos o próprio Deus. E então seremos como árvores da vida, plantadas às margens do rio de cristal, fecundas e generosas. É assim que reinaremos por toda a eternidade. É assim que o reino de Deus será invencível e eterno.
“Eis que eu venho em breve!”, diz uma voz misteriosa. Desde sempre ele é aquele que está vindo, batendo discretamente à nossa porta, correndo como teimoso fio de água em meio a secas terras, brilhando no olhar dos amantes, gritando no clamor dos sofredores, chorando na saudade devoradora dos utópicos. Com os pés na terra – por condição e por graça! – saboreamos o gosto amargo das contradições do nosso mundo, belo e apaixonante; lutamos contra as ambiguidades que marcam nossos sonhos e projetos; carregamos, resignados, nossos medos e feridas; sofremos com os paradoxos das nossas Igrejas... Mas não entregamos os pontos, pois vemos longe!
“Eis que eu venho em breve!” Ele vem, ele está vindo. Seremos capazes de escutar e ver seus sinais nas brumas leves das paixões que vem de dentro, nas roupas do varal balançando ao vento? Sim, podemos! E queremos! E porque Deus também quer, tudo é possível. Hoje não é o fim, mas o começo; não é tempo de exéquias mas de parto! Não percamos o brilho deste amanhecer, não percamos o ritmo desta dança, não estejamos distraídos nesta espera que faz toda diferença!

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: