Marcos 1,14-20: Jesus anuncia a Boa Nova de Deus e chama pessoas para
segui-lo
1.
SITUANDO
A Boa Nova de Deus foi preparada ao longo da história (Mc
1,1-8), foi proclamada solenemente pelo pai na hora do batismo de Jesus (Mc
1,9-11), foi testada e aprovada no deserto (Mc 1,12-13). Agora aparece o
resultado da longa preparação: Jesus anuncia a Boa Nova publicamente ao povo
(Mc 1,14-15) e convoca outras pessoas a participar do anúncio (Mc 1,16-20).
Nos anos 70, época em que Marcos
escreveu, os cristãos, lendo essa descrição do início da Boa Nova, olhavam no
espelho e viam retratado nele o início da sua própria comunidade. Aquela fonte
que brotou na vida daqueles quatro primeiros discípulos podia, a qualquer
momento, brotar também na vida deles.
2. COMENTANDO
Marcos 1,14: Jesus inicia o anúncio da Boa Nova de Deus
Marcos dá a entender que, enquanto Jesus se preparava no
deserto, João Batista tinha sido preso pelo rei Herodes. Diz o texto: “Depois
que João foi presto, Jesus voltou para a Galiléia proclamando a Boa Nova de
Deus.” A prisão de João Batista não assustou a Jesus! Pelo contrário! Ele viu
nela um sinal da chegada do Reino. Hoje, os fatos da política e da polícia
também influem no anúncio que nós fazemos da Boa Nova ao povo. Marcos diz que
Jesus proclamava a Boa Nova de Deus. Pois Deus é a maior Boa Notícia para a
vida humana. Ele responde à aspiração mais profunda do nosso coração.
Marcos 1,15: O resumo da Boa Notícia de Deus
O anúncio da Boa Nova de Deus tem quatro pontos: (1)
Esgotou-se o prazo! (2) O Reino de Deus chegou! (3) Mudem de vida! (4)
Acreditem nesta Boa Notícia! (Mc 1,14-15). Estes quatro pontos são um resumo de
toda a pregação de Jesus. Cada um deles tem um significado importante:
1) Esgotou-se o prazo!
Para os outros judeus, o prazo ainda não tinha se esgotado. Faltava
muito para o Reino chegar. Para os fariseus, por exemplo, o Reino só chegaria
quando a observância da Lei fosse perfeita. Para os essênios, quando o país
fosse purificado ou quando eles tivessem o domínio sobre o país. Jesus pensa de
modo diferente. Ele tem outra maneira de ler os fatos. Diz que o prazo já se
esgotou.
2) O Reino de Deus chegou! Para os fariseus e os
essênios, a chegada do Reino dependia do esforço deles. Só chegaria depois que
eles tivessem realizado a sua parte, a saber, observar toda a lei, purificar
todo o país. Jesus diz o contrário: "O Reino chegou!" Já estava aí!
Independentemente do esforço feito! Quando Jesus diz "O Reino
chegou!", ele não quer dizer que o Reino estava chegando só naquele
momento, mas sim que já estava aí. Aquilo que todos esperavam já estava
presente no meio do povo, e eles não o sabiam nem o percebiam (cf. Lc 17,21).
Jesus o percebeu! Pois ele lia a realidade com um olhar diferente. E é esta
presença escondida do Reino no meio do povo que Jesus vai revelar e anunciar
aos pobres da sua terra. É esta a semente do Reino que vai receber a chuva da
sua palavra e o calor do seu amor.
3) Mudem de Vida! Alguns
traduzem "Fazei Penitência". Outros, "Convertei-vos ou arrependei-vos".
O sentido exato é mudar o modo de pensar e de viver. Para poder perceber essa
presença do Reino, a pessoa terá que começar a pensar, a viver e a agir de
maneira diferente. Terá que mudar de vida e encontrar outra forma de
convivência! Terá que deixar de lado o legalismo do ensino dos fariseus e
permitir que a nova experiência de Deus invada sua vida e lhe dê olhos novos
para ler e entender os fatos.
4) Acreditem nesta Boa Notícia! Não era fácil aceitar a mensagem. Não é fácil
você começar a pensar de forma diferente de tudo que aprendeu, desde pequeno.
Isto só é possível através de um ato de fé. Quando alguém vem trazer uma
notícia diferente, difícil de ser aceita, você só aceita se a pessoa que traz a
notícia for de confiança. Aí, você dirá aos outros: "Pode aceitar! Eu
conheço a pessoa! Ela não engana, não. É de confiança. Fala a verdade!"
Jesus é de confiança!
Marcos 1,16-20: O objetivo do anúncio da Boa Nova é formar
comunidade
Jesus passa, olha e chama. Os quatro escutam, largam tudo e
seguem a Jesus. Parece amor à primeira vista! Conforme a narração de Marcos,
tudo isto aconteceu logo no primeiro encontro com Jesus. Comparando com os
outros evangelhos, a gente percebe que os quatro já conheciam a Jesus (Jo 1,39;
Lc 5,1-11). Já tiveram a oportunidade de conviver com ele, de vê-lo ajudar o
povo ou de escutá-lo na sinagoga. Sabiam como ele vivia e o que pensava. O
chamado não foi coisa de um só momento, mas sim de repetidos chamados e
convites, de avanços e recuos. O chamado começa e recomeça sempre de novo! Na
prática, coincide com a convivência dos três anos com Jesus, desde o batismo
até o momento em que Jesus foi levado ao céu (At 1,21-22). Então, por que
Marcos o apresenta como amor à primeira vista? Marcos pensa no ideal: o
encontro com Jesus deve provocar um mudança radical na vida da gente!
3.
ALARGANDO
O chamado para
seguir Jesus
O chamado é de graça. Não custa. Mas acolher o chamado
exige compromisso. É o momento de entrar na nova família de Jesus, na
comunidade (Mc 3,31-35). Jesus não esconde as exigências. Quem quer segui-lo
deve saber o que está fazendo: deve mudar de vida e crer na boa Nova (Mc 1,15),
deve estar disposto ou disposta a abandonar tudo. Do contrário, "não pode
ser meu discípulo" (Lc 14,33). O peso não cai na renúncia, mas sim no amor
que dá sentido à renúncia. É por amor a Jesus (Lc 9,24) e ao Evangelho (Mc
8,35) que o discípulo ou a discípula deve renunciar a si mesmo, carregar sua
cruz, todos os dias, e segui-lo (Mc 8,34-35; Mt 10,37-39; 16,24-26; 19,27-29).
Os discípulos são o xodó de Jesus. No Evangelho de Marcos, a primeira coisa que Jesus faz é chamar discípulos (Mc 1,16-20), e a última que faz é chamar discípulos (Mc 16,7.15). Jesus passa e chama. Eles largam tudo e seguem a Jesus. Parece que não lhes custa nada. Largam a família. Largam os barcos e as redes (Mc 1,16-20). Levi largou a coletoria, fonte da sua riqueza (Mc 2,13-14). Seguir Jesus supõe ruptura! Eles começam a formar um grupo, uma comunidade itinerante. É a comunidade de Jesus (Mc 3,13-14.34).
Os discípulos acompanham Jesus por todo canto. Entram com
ele na sinagoga (Mc 1,21) e nas casas até dos pecadores (Mc 2,15). Passeiam com
ele pelos campos, arrancando espigas (Mc 2,23). Andam com ele ao longo do mar,
onde o povo os procura (Mc 3,7). Ficam a sós com ele e podem interrogá-lo (Mc
4,10.34). Vão à casa dele, convivem com ele e vão com ele até Nazaré, a terra
dele (Mc 6,1). Com ele atravessam o mar e vão para o outro lado (Mc 5,1).
Participam da dureza da nova caminhada. Tanta gente os
procura, que já não têm tempo para comer (Mc 3,20). Eles começam a sentir-se
responsáveis pelo bem-estar de Jesus: ficam perto dele, cuidam dele e mantêm um
barco pronto para ele não se esmagado pelo povo que avança (Mc 3,9; cf. 5,31).
E no fim de um dia de trabalho levam a ele, exausto, para o outro lado do lago
(Mc 4,36). A convivência se torna íntima e familiar. Jesus chega a dar apelidos
a alguns deles. A João e Tiago chamou de Filhos do Trovão, e a Simão deu o
apelido de Pedra ou Pedro (Mc 3,16-17). Ele vai a casa deles e se preocupa com
os problemas da família deles. Curou a sogra de Pedro (Mc 1,29-31).
Andando com Jesus, eles seguem a nova linha e começam a
perceber o que serve para a vida e o que não serve. A atitude livre e
libertadora de Jesus faz com que criem coragem para transgredir normas
religiosas que pouco ou nada têm a ver com a vida: arrancam espigas em dia de
sábado (Mc 2,23-24), entram em casa de pecadores (Mc 2,15), comem sem lavar as mãos
(Mc 7,2) e já não insistem em fazer jejum (Mc 2,18). Por isso, são envolvidos
nas tensões e brigas de Jesus com as autoridades e são criticados e condenados
pelos fariseus (Mc 2,16.18.24). Mas Jesus os defende (Mc 2,19.25-27; 7,6-13).
Distanciam-se das posições anteriores. O próprio Jesus os
distingue dos outros e diz claramente: "A vocês é dado o ministério do
Reino, mas aos de fora tudo acontece em parábolas" (Mc 4,11), pois
"os de fora" têm olhos mas não enxergam, têm ouvidos e não escutam
(Mc 4,12). Jesus considera os discípulos e as discípulas como seus irmãos e
suas irmãs. É a sua nova família (Mc 3,33-34). Eles recebem formação. As
parábolas narradas ao povo, Jesus as explica a eles quando estão sozinhos em
casa (Mc 4,10s.34).
Na raiz desse grande entusiasmo está a pessoa de Jesus que
chama. Está a Boa Nova do Reino que atrai! Eles seguem Jesus. Ainda não
percebem todo o alcance que o contato com Jesus implica para a vida deles.
Isto, por enquanto, nem importa! O que importa é poder seguir Jesus que anuncia
a tão esperada Boa Nova do Reino. Até que enfim, o Reino chegou (Mc
1,15)!
Resumindo: Seguir Jesus era uma expressão que os primeiros cristãos usavam para indicar o relacionamento deles com Jesus e entre eles mesmos na comunidade. Significava três coisas:
1) Imitar o exemplo do Mestre: Jesus era modelo a ser
imitado. A convivência diária com Jesus na comunidade permitia um confronto
constante. Nesta "Escola de Jesus" só se ensinava uma única matéria:
o Reino! E o Reino se reconhecia na vida e na prática de Jesus.
2) Participar do destino do Mestre: Quem seguia Jesus
devia comprometer-se com ele e "estar com ele nas tentações" (Lc
22,28), inclusive na perseguição (Jo 15,20; Mt 10,24-25). Devia estar disposto
até a morrer com ele (Jo 11,16).
3) Ter a vida de Jesus dentro de si: Depois da
Páscoa, acrescentou-se uma terceira dimensão: identificar-se com Jesus
ressuscitado, vivo na comunidade. "Vivo, mas já não sou eu, é Cristo que
vive em mim" (Gl 2,20). Participar da sua morte e ressurreição (Filipenses
3,8-11).
Carlos Mesters
e Mercedes Lopes
(http://www.cebi.org.br/noticias.php?secaoId=1¬iciaId=5357)
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